DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

04 de outubro, de 2011 | 00:09

Dois dias de incêndio na mata do Parque Rio Doce

Chuva no fim da tarde de ontem foi importante para controlar fogo

Wôlmer Ezequiel


equipes trabalhando


TIMÓTEO – A chuva do fim da tarde desta segunda-feira (03) auxiliou no trabalho de combate ao incêndio que atingiu a mata do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) neste domingo. No segundo dia, a operação ganhou o reforço do helicóptero Pegasus, da Polícia Militar de Belo Horizonte. Ainda não há um balanço do total da área queimada. O local é de difícil acesso e seria monitorada durante a noite que passou. Caso for preciso, o trabalho será retomado na manhã desta terça-feira.
O incêndio de grandes proporções atingiu a unidade de conservação por volta das 9h de domingo, nas proximidades do bairro Alphaville, em Timóteo. O tempo seco facilitou que as chamas, iniciadas em uma área rural conhecida como Rocinha, chegassem até as margens da unidade de conservação e se espalhassem rapidamente pela Mata Atlântica.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros do Vale do Aço, Jeferson de Oliveira Silva, os brigadistas tentaram evitar que o fogo atingisse a área da reserva florestal. “Infelizmente isso não foi possível devido aos fortes ventos, desta forma atuamos com a abertura de aceiros para tentar cercar o fogo”, explicou.
Wôlmer Ezequiel


Area queimada

Um contingente formado por 127 homens do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Servidores da Prefeitura de Marliéria e Timóteo e voluntários atuaram no combate ao fogo. Além do trabalho braçal empregado na operação de combate ao fogo, os brigadistas contaram com apoio de retroescavadeiras para abertura de aceiros. O helicóptero Pegasus, da PM foi utilizado para lançar bolsas de água sobre o foco do incêndio.
Segundo o gerente do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), Vinícius de Assis Moreira, ainda não há informações sobre animais mortos por causa das chamas. “Mas vamos mensurar todos os impactos decorrentes deste incêndio e isso será objeto de um estudo maior daqui a alguns dias”, informou.
 Desabrigados
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Timóteo cinco famílias residentes na parte alta da localidade Recanto do Sossego foram retiradas de suas casas no domingo, devido aos riscos provocados pela fumaça. As famílias ficaram alojadas na escola municipal do bairro Limoeiro apenas de domingo para segunda voltando para as suas casas posteriormente.
Wôlmer Ezequiel


helicóptero

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário