05 de agosto, de 2011 | 14:13
Vereador mantido na cadeia tem o mandato cassado
Justiça mantém na cadeia nove vereadores de Fronteira, no Triângulo Mineiro. Suplentes são efetivados com cassações.
DA REDAÇÃO - Os nove vereadores do município de Fronteira, no Triângulo Mineiro, permanecem presos. Eles são acusados de formação de qualidade para o desvio de recursos públicos. Agora eles podem perder os mandatos, um a um.Ontem, os suplentes que assumiram os lugares deixados vagos com a prisão de todos os membros do Legislativo começaram a debater a situação dos colegas e votar os relatórios apresentados pela Comissão Processante (CP). O plenário decidiu, por unanimidade, cassar o vereador Daniel dos Reis (PMN).
A Casa só pôde afastar o vereador depois que a Justiça local suspendeu liminar concedida em favor da defesa dos vereadores, que impedia que a CP continuasse a analisar as cassações.
De acordo com o advogado da Câmara, Washington Rocha, a Justiça entendeu que não procedia a alegação da defesa de "incongruência na forma como estava sendo conduzida a CP".
Segundo ele, a revogação de uma liminar deve abrir brechas para que as outras liminares sejam derrubadas e a Casa analise outros pedidos de cassação. Ontem mesmo, a Câmara deu posse a José Ribeiro (PP), que ocupava a vaga de Reis como suplente. Os outros oito vereadores presos terão a situação definida nos próximos dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]