
05 de agosto, de 2011 | 00:00
Aperam encerra atividade de lazer com sucesso no Oikós
Brincadeiras e muito aprendizado no encerramento das férias escolares em Timóteo
TIMÓTEO - O 20º Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós, realizado ao longo de quatro dias, registrou a presença mais de 13 mil pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes. As atividades ocorreram no Centro de Educação Ambiental da Aperam South America, o Oikós, reeditando um evento já tradicional no período final das férias escolares de Timóteo. Anualmente, a empresa promove essa integração entre comunidade e meio ambiente realizando um trabalho de conscientização ambiental.O objetivo de promover momentos de lazer e recreação, associados às temáticas de educação ambiental em contato direto com a natureza foi alcançado, conforme os organizadores. Diversas atividades foram oferecidas aos visitantes que puderam brincar no parquinho, participar do circuito de arvorismo, praticar esportes radicais, como o rapel, e também obter momentos de relaxamento com massagens.
Na opinião do diretor administrativo da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araujo Vitorino, o evento superou as expectativas. Obtivemos uma aprovação de 90% do nosso público e tivemos a organização e a segurança como destaques”, ressalta.
O chamariz da programação deste ano ficou por conta dos índios pataxós que estiveram presentes no evento. Os indígenas apresentaram sua cultura, sua dança, seus costumes e ensinaram os participantes como fazer colares e outros artigos com sementes e penas. Temos que destacar a presença dos índios pataxós que nos trouxe surpresas agradáveis em relação à aceitação desta atividade junto ao público”, afirma Venilson.
Em todos os dias do evento os participantes também tiveram a opção de visitar uma mostra ambiental, com exposição dos trabalhos desenvolvidos por instituições parceiras, e apresentações teatrais. A auxiliar de serviços gerais Maria de Fátima Evangelista afirma que todo ano participa do evento. O Brincando ensina nossas crianças como se deve viver no meio ambiente e como preservar e conservar nossa natureza”, destaca ela.
Maria de Fátima acompanhava sua neta, a pequena Marianny Rosa Evangelista, de apenas quatro anos de idade. A garotinha, muito tímida, relatou que gostou muito de brincar no parquinho e que, no ano que vem, estará presente ao evento novamente.
Equipe
Em torno de 100 pessoas trabalharam duro para que tudo ocorresse de acordo com o planejado. O trabalho de voluntários, como o dos alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente do Colégio Lucia Casasanta, também foi fundamental para o sucesso do 20º Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós.
Para a pedagoga que presta serviços ao Oikós, Valdirene Moreira Silva, o nome do evento já diz tudo. É um evento de integração das pessoas com a natureza e também com suas famílias. É comum vermos pais que não tem oportunidade de conviver muito com os filhos se divertindo o dia todo aqui no Oikós”, destaca a pedagoga.
Valdirene está presente no Oikós desde os nove anos de idade, quando fazia parte do Grupo Ecológico de Mobilização e atuava em peças de teatro. Em todos esses anos ela já participou de 13 edições do evento e ressalta a satisfação de ver o retorno positivo das crianças. É muito bom ir visitá-las nas escolas e perceber que elas gostam do evento e que esperam por ele o ano inteiro”, pontua a pedagoga.
Valdirene também evidencia a segurança em que ocorrem as atividades nos quatro dias da festa. As mães se sentem muito seguras de trazer seus filhos para o Brincando”, ressalta ela. Venilson Araujo também ressaltou o fato de que, durante os quatro dias do evento, nenhuma ocorrência relevante relacionada à saúde e segurança tenha ocorrido. Conseguimos juntamente com o público presente ter a segurança como valor”, finaliza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]