24 de julho, de 2011 | 00:00
Ambulatório da coluna
Tratamentos na região lombar são oferecidos por quatro especialistas no HMC
IPATINGA - Ao longo da vida, 80% da população mundial apresentam, pelo menos, um episódio de lombalgia. A lombalgia pode ser definida como dor na região lombar, causando alguma limitação ao paciente. De acordo com o ortopedista e cirurgião da coluna, Paulo Henrique Lemos de Moraes, as informações integram a literatura mundial sobre o assunto.
Do total de 80%, a maior parte das pessoas melhora em até duas semanas, 7% precisam de tratamento medicamentoso e 1% será submetido à cirurgia. Isso faz com que a lombalgia seja a segunda causa de procura por médicos, perdendo apenas para as patologias virais, como gripes, de acordo com estatísticas do Ambulatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, pontua o médico.
Ciente dos índices dessas ocorrências, o Hospital Márcio Cunha (HMC)/ Fundação São Francisco Xavier (FSFX) conta com Ambulatório da Coluna. O Ambulatório da Coluna é um conjunto de serviços oferecidos pelo ortopedista Paulo Henrique e pelos neurocirurgiões e cirurgiões da coluna, Edney Gomes Ribeiro, Fabrício Rosa de Sá e James Wagner Morais. A cirurgia da coluna é uma subespecialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB), e pode ser praticada tanto por ortopedistas e neurocirurgiões.
Há cerca de seis anos, os dois tipos de especialistas trabalham juntos para oferecer tratamentos conservadores e cirúrgicos para patologias da coluna. Como as causas da lombalgia são diversas e a dor pode ser sintoma de patologias de diferentes gravidades (musculares, infecções, tumores, hérnia de disco, entre outras), é importante procurar ajuda médica ao notar os primeiros sintomas”, reforçam os cirurgiões da coluna Edney e James.
Fabrício acrescenta que, no ano passado, passou por um estágio no Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, e constatou que todas as cirurgias realizadas lá também são oferecidas em Ipatinga. O Ambulatório da Coluna do HMC é referência regional e pode oferecer serviços semelhantes aos disponíveis no exterior”, acrescenta o médico.
Atualização
Os neurocirurgiões e cirurgiões da coluna do HMC/FSFX, Edney e Fabrício, concluíram, recentemente, o curso Atualização em doenças da coluna” oferecido pela AOSpine, em Recife (PE). A capacitação conta ainda com duas outras etapas, a serem ministradas até 2012.
Durante o evento, eles participaram de apresentações com os seguintes temas: Lombalgia por Doença Degenerativa Discal (DDD) do tratamento conservador à cirurgia”, Hérnia de disco lombar”, Espondilolistese em crianças e adolescentes”, Mielopatia e hérnia de disco cervical”, Trauma”, discussão de casos clínicos e demonstrações práticas.
A AOSpine, fundada por cirurgiões Suíços em 1958, é uma comunidade internacional de profissionais relacionados ao tratamento de patologias da coluna, dedicada ao conhecimento, experiência e provas para melhorar o atendimento ao paciente e os resultados de tratamentos. Anualmente, a AOSpine promove mais de 120 eventos educacionais em vários formatos, cobrindo todos os aspectos da cirurgia da coluna.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Elias Raimundo Cirilo
22 de janeiro, 2025 | 02:08Sofro de hérnia de disco na lombar há uns 13 anos e hoje de acordo com os exames de ressonância o nervo ciático está sendo cumprimido pela hérnia causando dormência nos pés panturrilha e uma dor insuportável dificultando o meu andar, não consigo andar distância longa e não consigo ficar em pé por muito tempo nem mesmo para tomar banho.
Sou policial militar aposentado do estado de Minas gerais, tenho convênio aqui no meu estado.”