28 de junho, de 2011 | 00:00

Comarca de Ipatinga recebe novos defensores públicos

Há ainda a expectativa da nomeação de mais quatro defensores públicos para Ipatinga, até o mês de setembro.

Wôlmer Ezequiel


defensores públicos

IPATINGA – A Defensoria Pública de Ipatinga recebeu, nesta segunda-feira (27), três novos defensores aprovados no VI Concurso da Defensoria Pública de Minas Gerais, realizado no ano de 2008. A equipe, junto ao defensor e coordenador regional, Altair Pereira de Azevedo, vai atender a população e acompanhar os mais de 1.384 processos, entre acervos processuais, deixados por outros defensores. Há ainda a expectativa da nomeação de mais quatro defensores públicos para Ipatinga, até o mês de setembro.
Segundo o defensor Altair de Azevedo, a chegada desses profissionais representa um avanço na assistência jurídica. “A Defensoria Pública priorizava o atendimento da área criminal na Comarca, por ter somente um defensor público. Agora, com a vinda dos novos defensores, passa a atender 100% da área criminal, e a atender também nas áreas cível e familiar”, explicou Altair.
Altair acompanhará os processos de execução criminal que, segundo ele, devem estar em torno de cinco mil.
O defensor público Henrique Vilaça Belo, de Belo Horizonte, vai trabalhar na Vara da Família, com atendimento semanal com ênfase na área de saúde. Ele vai trabalhar em conjunto com a defensora pública Mônica Marçal, que chegará na próxima semana.
Também de Belo Horizonte, o defensor público Dalton Cunha Mello, vai acompanhar os processos da 1ª Vara Criminal. “Pretendo realizar um bom trabalho seguindo um dos objetivos da Defensoria Pública, que é fazer com que todo acusado tenha um processo justo, onde suas garantias sejam respeitadas e, em caso de condenação, que receba a pena justa. São mais de mil processos em tramitação na 1ª Vara Criminal”, informou Dalton.
De acordo com o coordenador regional, a defensora Mônica Marçal vai acompanhar também a tramitação dos processos do Juizado Especial.
Já o defensor Vinicius Mesquita, que estava em Juiz de Fora, vai atuar com os processos da 2ª Vara Criminal. “Atuar na Defensoria Pública sempre foi meu sonho e meu objetivo profissional. Hoje, estou aqui para prestar uma assistência de fato integral e gratuita, promover a defesa de maneira dedicada e dar continuidade, além de implantar novos projetos”, disse.
Vinicius Mesquita destacou que, na 2ª Vara Criminal, há em média 1.200 processos em tramitação.
Posse
Cinquenta defensores públicos estaduais foram empossados no dia 11 de maio, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, perante o Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais, em Sessão Extraordinária.
Os profissionais são os primeiros classificados no VI Concurso para ingresso na carreira da Defensoria Pública. Iniciado em maio de 2009, o concurso teve 10.804 candidatos oficialmente inscritos, para disputar 150 vagas oferecidas.
Os novos defensores serão submetidos a um Curso Oficial de Preparação à Carreira, antes de iniciar efetivamente o exercício nos seus órgãos de atuação e irão reforçar a atuação da Defensoria Pública na capital e ampliar o atendimento no interior.
Conheça
A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais oferece assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular. A assistência abrange os procedimentos judiciais e extrajudiciais das áreas cível, criminal e de família no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. As ações trabalhistas e as relacionadas à Justiça Federal não são acompanhadas pelos defensores públicos.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário