DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de junho, de 2011 | 00:00

Gemina Linhares recebe título de cidadã honorária de Ipatinga

Viúva do pioneiro Pedro Linhares foi agraciada em reconhecimento aos trabalhos sociais

Moriá Benevides


Gemina Linhares
IPATINGA – A Câmara de Vereadores concedeu título de Cidadã Honorária a Gemina Alves Linhares, de 76 anos, durante reunião ordinária realizada na segunda-feira (21).
Resta agora o presidente da Casa Legislativa, Nardyllo Rocha, marcar uma data quando todos os cidadãos honorários indicados pelos vereadores serão diplomados. A previsão é que isso ocorra no segundo semestre.
 
Gemina é viúva de Pedro Linhares Gomes, um dos pioneiros do município e um dos responsáveis pelo processo de urbanização. À frente da P. Linhares Imóveis, lançou vários bairros entre eles o Canaã, Bethânia e Cidade Nobre. Quando vivo, o empreendedor também recebeu a cidadania honorária. O trecho urbano da BR-381 recebe, inclusive, seu nome.
 
A resolução que agraciou Gemina é de autoria do vereador Roberto Carlos (PV). De acordo com o legislador, os trabalhos desenvolvidos por ela na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é que o motivaram a propor a homenagem.
“O casal Gemina e Pedro Linhares foi um dos pioneiros de Ipatinga, atuando como empreendedores em vários ramos no município. Além disso, a Gemina desenvolve um trabalho muito importante na Apae. Ela foi uma das fundadoras do Clube das Mães, que realiza uma série de trabalhos junto às mães de alunos para que elas não fiquem ociosas. Com o aprendizado, se torna ainda uma alternativa de renda para essas mulheres”, explicou Roberto Carlos.
 
Segundo Gemina, ela foi convidada, em 2000, pela direção da entidade, para conduzir os trabalhos do Clube das Mães. “Recebi o convite e fiquei muito feliz. Desde então, estou lá e desenvolvendo uma série de atividades com as mães dos alunos da Apae. Lá, elas aprendem vários trabalhos manuais, como crochê, bordados e enxovais. Ou seja, ficam capacitadas. Mais importante que dar o peixe é ensinar a pescar”, analisa a pioneira.
 
Com relação ao título honorário, Gemina contou que ficou muito surpresa quando teve conhecimento dessa honraria por meio do autor da proposição. “Fui surpreendida com o telefonema do vereador Roberto Carlos. Confesso que não sou muito apegada a isso, mas lógico que fiquei lisonjeada. É gratificante ter o reconhecimento por um trabalho que a gente faz de coração”, revelou.
História
Gemina Linhares é de origem portuguesa. Ela e sua família vieram para o Brasil em 1942, para fugir dos horrores da II Guerra Mundial. Inicialmente, eles se instalaram na cidade do Rio de Janeiro. Anos depois, quando trabalhava numa fábrica de roupas, conheceu Pedro Linhares. Em 1956, o casal se mudou para Volta Redonda, onde ele iniciaria a carreira de corretor de imóveis.
Em 1962, convencidos pelo médico Emílio Gomes Fernandes, amigo do casal, decidiram tentar a vida em Ipatinga. “O Dr. Emílio disse que Ipatinga era uma cidade em expansão e que tinha um grande potencial para desenvolvimento. Como o Pedro era um hábil loteador, viu aqui como sendo uma boa oportunidade e viemos com a cara e a coragem”, relembrou Gemina. Essa expectativa se confirmou e, além dos vários loteamentos, Pedro instalou ainda a Maromba Industrial, para fabricar telhas e tijolos.
Gemina sempre trabalhou com o marido no escritório da imobiliária. Desde aquela época ela já desenvolvia trabalhos sociais. Naquele tempo, as mulheres não podiam fazer parte do corpo do Rotary de Ipatinga, do qual seu marido era um dos fundadores.
Dessa forma, ela e outras esposas de membros do clube de serviço criaram a Casa da Amizade, com a finalidade de desenvolver atividades filantrópicas. Gemina conta que pelo fato de Ipatinga estar em fase de consolidação, atividades nesse sentido eram escassas. Ela foi presidente da Casa da Amizade em duas oportunidades.
 
Ao longo dos anos, a pioneira sempre esteve envolvida com as questões sociais do município. Em 1974, ela estava entre os fundadores da Apae e participava das ações da entidade. Entre 1985 e 1990 foi presidente da associação. Desde 2000, desenvolve trabalhos no Clube das Mães.

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário