18 de junho, de 2011 | 00:00
Portal da Usiminas investe no treinamento a distância
DA REDAÇÃO - A Usiminas está investindo em um sistema de treinamento a distância com o portal Educar (www.educar.usiminas.com). Em 40 dias, o portal obteve mais de 9 mil acessos, e metade dessas visitas foram feitas por empregados das unidades de Ipatinga e Cubatão, dos quais 1,2 mil já concluíram os treinamentos.
Ao todo, o portal Educar disponibiliza 19 cursos nas áreas de Informática, Língua Portuguesa e Aperfeiçoamento Profissional. O que mais chamou a atenção de Taís Rodrigues Dias, estagiária da Gerência de Recursos Humanos na usina de Ipatinga, foi a comodidade, rapidez e interatividade do sistema. Podemos interromper e continuar o curso a qualquer momento. Fiz o nível básico do MS Project 2007, uma ferramenta de gerenciamento de projetos, e já pretendo fazer o avançado”, comenta.
Para Eliana Pinto, técnica de Segurança do Trabalho na usina de Cubatão, um dos pontos positivos do portal Educar é que ele oferece um método de aprendizado dinâmico e fácil. Estou acostumada a fazer cursos online e me surpreendi com os cursos da Educar. São rápidos, nos ajudam a conhecer detalhes e a melhorar a rotina de trabalho”, completa.
O curso de Segurança do Trabalho foi um dos mais procurados durante os primeiros 40 dias de funcionamento do portal, com quase 300 matrículas.
Para os empregados que não utilizam computadores em seus locais de trabalho, a Usiminas disponibiliza salas específicas para os treinamentos ou acesso remoto, via internet. Conforme a assessoria da empresa, o portal democratiza as ações de treinamento ao disponibilizar os cursos para todos os empregados, sem restrições.
Corporativa
O Educar, sistema elaborado pela Usiminas, reúne diversas atividades orientadas à qualificação e capacitação dos empregados da companhia. As ações, focadas no desenvolvimento dos funcionários, são definidas com base no planejamento estratégico da Usiminas e incluem treinamentos específicos, customizados à realidade da siderúrgica e interligados às competências necessárias para o desenvolvimento dos negócios. Para isso, são estabelecidas parcerias com instituições de ensino e consultorias em educação corporativa que são referências nas linhas de capacitação propostas pelo Educar.
Os cursos do Educar permeiam desde ações de educação continuada, como ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação e língua inglesa, até treinamentos customizados à realidade da empresa. Outra ação da Usiminas é o programa Jovem Engenheiro, que visa atrair e desenvolver jovens engenheiros para atuar nas unidades industriais, tanto no processo siderúrgico quanto na mineração.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















