12 de maio, de 2011 | 00:00
Dnit libera R$ 1,5 milhão para reparar ponte metálica
A obra será executada pelo Exército, como forma de se evitar um processo licitatório e mais atrasos
CARATINGA O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão para os reparos na ponte metálica sobre o rio Doce, entre os municípios de Santana do Paraíso e Caratinga. A obra será executada pelo Exército, como forma de se evitar um processo licitatório e mais atrasos na reforma. A informação é do superintendente do Dnit em Caratinga, Milton Genelhu.
A ponte, na BR-458, está com os aparelhos de apoio desgastados. Desde 2008, operava com restrições e só não foi interditada graças à intervenção da Usiminas Mecânica, que à época implantou um paliativo. O recurso teve que ser renovado no começo de 2011, porque as peças voltaram a sair do lugar.
Aparelhos de apoio são engrenagens em aço instaladas sobre os apoios de concreto (pilastras e vigas transversais) e que sustentam o tabuleiro metálico de toda a ponte. Existem cinco apoios ao longo dos 250 metros de extensão da ponte, com dois aparelhos em cada um. Todos serão trocados por peças modernas. As atuais engrenagens têm mais de 40 anos de uso e são consideradas peças arcaicas da engenharia alemã.
Genelhu afirma que, no atual estágio, e após o novo reparo feito pela Usiminas Mecânica em abril passado, a ponte está fora de risco de ser interditada, como ocorreu com a ponte sobre o rio das Velhas em Sabará.
Segundo o engenheiro, a única restrição que existia era em relação às cargas especiais, que dependem de licenças para tráfego nas estradas. Essas superpeças têm peso muito acima do que seria normal e não estávamos liberando para passar pela ponte metálica, por uma questão de segurança”, mencionou.
Reforma
Milton Genelhu adiantou que, após a liberação dos recursos orçamentários para a reforma da ponte e o contrato com o Batalhão de Engenharia do Exército, fica faltando a liberação de documentos pela Usiminas Mecânica, que será contratada pelo Exército para executar partes do serviço.
Havia a expectativa da apresentação dos documentos pela empresa esta semana. A obra começaria, então imediatamente, e o prazo previsto será de quatro meses de execução”, informa.
Genelhu acredita que, quando a ponte metálica estiver em reforma, a BR-458 terá alguns períodos de retenção de tráfego. Quando estiver em fase de macaqueamento não poderão passar carros sobre ela. Mas logo após será escorada e o trânsito pode ser liberado”, explicou.
Outra ponte ameaçada na BR-381
Após a interdição da ponte sobre o rio das Velhas, agora há risco de interdição na ponte sobre o rio Vermelho, nas proximidades do km 412, município de Nova União.
Os pilares da ponte apresentam problemas estruturais, reconhecidos pelo próprio Dnit e aguarda providências. A denúncia dos problemas na ponte veio à tona quando o prefeito de Nova União, Moacir Barbosa de Figueiredo (PP), expôs a situação na audiência promovida pelo Dnit dia 5 de maio, em São Gonçalo do Rio Abaixo, convocada para discutir o projeto de duplicação dos lotes 7 e 8 da BR-381 Norte. A assessoria do Dnit confirma que os engenheiros do órgão já estudam uma solução.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]