06 de maio, de 2011 | 00:00
Autotrans garante que mudanças trarão benefícios
IPATINGA - A mudança no transporte público de Ipatinga, implantada há uma semana, ainda é alvo de reclamações por parte dos usuários do serviço. Sem conhecer os novos horários das linhas e a maneira como acontece a baldeação entre os ônibus, milhares de pessoas continuam a criticar o projeto implementado pela administração municipal e a Autotrans.
Essa alteração que eles fizeram de um dia para o outro gerou um caos em Ipatinga inteira. Os trabalhadores que estavam acostumados com o horário dos ônibus são surpreendidos todos os dias desde que essa mudança ocorreu. Até a cartilha entregue pela própria empresa responsável pelo transporte está com informações atrasadas. A situação precisa ser resolvida o mais rápido possível”, reclama o metalúrgico Márcio Oliveira Neto.
Para tentar resolver o problema, há quatro dias o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), convocou uma reunião emergencial entre prefeitura, Legislativo e Autotrans. Segundo o desfecho do encontro, o problema seria amenizado nos dias seguintes, o que ainda não foi percebido pelos passageiros dos ônibus.
Diante dessa realidade, gerente administrativo da Autotrans, Anivair Dutra Silva, recebeu a reportagem do DIÁRIO DO AÇO na tarde de ontem (05) para comentar o assunto e explicar a população os benefícios que serão usufruídos pelos usuários do transporte público de Ipatinga com o projeto de integração das linhas.
Essa confusão inicial já era esperada. A alteração foi grande e mudou a rotina das pessoas. Mas uma coisa nós não podemos esquecer, essa inovação só irá trazer benefícios para todos os usuários do transporte municipal. A partir de agora, quem pagava duas passagens para sair do Bethânia e ir até o bairro Pedra Branca irá pagar apenas uma, a integração entre as linhas foi criada. Essa é a proposta do projeto. Além disso, criamos a possibilidade para as pessoas que moram nas regiões mais altas pagar uma passagem mais barata para se deslocar dentro de suas regionais. Isso não representa benefícios aos passageiros?”, questiona o representante da Autotrans.
Sobre a reclamação dos usuários por supostas linhas que teriam sido extintas e sobre a mudança nos horários, Anivair respondeu com tranquilidade. É como eu disse, nós mudamos um sistema que estava em vigor há vários anos. Junto com a mudança vieram as necessidades de adaptações à essa nova realidade. E é isso que fizemos no decorrer dessa semana. Todos os dias nos reunimos com presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias para ouvir as reclamações e conhecer as demandas pontuais de cada bairro. Assim vamos readaptar os itinerários e chegar ao mais próximo possível da necessidade de cada um”, defendeu.
Segundo Anivair, foram criadas 10 novas linhas com o projeto de Integração e, ao contrário do que pensam as pessoas, não houve perdas de linhas, mas sim adequações, já que agora as viagens podem ser integradas. Antes tínhamos poucas linhas que trafegavam entre os bairros. A maioria só fazia o percurso bairro/hospital ou bairro/centro. Isso acabou. O passageiro pega o ônibus no Caravelas, desce no Centro e segue com a mesma passagem para Horto. Tenho certeza que em breve os usuários irão se adaptar e reconhecer os avanços que nós propusemos com essas modificações”, concluiu Anivair Dutra Silva, gerente administrativo da Autotrans.
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