27 de abril, de 2011 | 00:00

Atraso em repasse compromete trabalho do Grupo Se Toque

Arquivo DA


CASA DE APOIO SE TOQUE
IPATINGA – Assim como outras entidades do município, o Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer Se Toque ainda não recebeu a verba relativa ao convênio junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Por isso, a entidade está com dificuldades para cumprir seus compromissos, como folha salarial de funcionários, pagamento das contas habituais (água, luz, telefone), compra de equipamentos e materiais de insumo.

Conforme a direção do Se Toque, a verba do convênio, normalmente, é repassada no máximo em fevereiro. Contudo, este ano isso não ocorreu, o que está dificultando os trabalhos desenvolvidos pela entidade.
“Hoje, a verba oriunda do convênio com a prefeitura é que mantém as atividades do Se Toque. Aliás, posso dizer que esse dinheiro é que garante a sobrevivência de praticamente todas as entidades do município. Precisamos desse dinheiro para honrar nossos compromissos. Hoje pagamos o salário de cinco funcionários e os encargos sociais. Tem ainda os gastos com a manutenção, aluguel, contas de água, luz e telefone e materiais de consumo”, explica a presidente da entidade, Josefina Barroso.
Crise
O valor aprovado para o grupo é de aproximadamente R$ 100 mil, oriundos da Secretaria Municipal de Saúde e que devem ser aplicados ao longo de um ano de atividades. A dirigente atribui o atraso no repasse ao atual momento de instabilidade política da cidade.
“Ipatinga vive hoje uma crise administrativa. Não tem como culpar esse ou aquele. Acontece que o tempo todo está havendo mudanças, o que acaba dificultando a continuidade dos trabalhos. O problema é que a sociedade é que se torna a maior prejudicada com isso tudo. Bons trabalhos que estavam sendo desenvolvidos precisam parar por conta dessa indefinição”, lamenta Josefina.
Renovação
A Assessoria de Comunicação Social da prefeitura informou, em nota, que “o convênio junto à entidade está sendo analisado e em breve será assinado”.
Foi reforçado que “todos os trâmites legais estão sendo rigorosamente seguidos para que não haja falhas no processo e que a documentação necessária já foi anexada ao processo”.
A administração municipal toma, agora, as providências cabíveis para assinar a documentação. A prefeitura fez questão de frisar que “para assinar os convênios são necessários muitos documentos, o que muitas vezes interfere no andamento dos trabalhos”.
 
O grupo Se Toque foi criado no intuito de ajudar pessoas que sofrem algum tipo de câncer. Entre os diversos trabalhos desenvolvidos pela entidade, destaca-se a Casa de Apoio, que funciona desde 2005.
A casa recebe pessoas com câncer de cidades no entorno de Ipatinga, que estão em tratamento na cidade. Recentemente, a Casa sofreu uma redução de leitos, que passou de 45 para 22.
Bingo
A fim de arrecadar recursos, o Grupo Se Toque organiza nesta quinta-feira (28) um bingo solidário. O evento, que ocorre às 19h no Ipê Recanto Clube, no bairro Horto, tem entrada franca.
Além do bingo de uma TV de LCD 32”, haverá ainda sorteio de brindes. Serão ainda vendidos diversos caldos. Toda a verba que será arrecadada vai servir para ajudar na manutenção dos trabalhos da entidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3824-6005.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário