29 de março, de 2011 | 15:01

José Alencar será enterrado em Belo Horizonte

Ex-vice-presidente lutava contra um câncer há 13 anos; políticos mineiros lamentam perda

Paulo Sérgio


JOSÉ ALENCAR

Atualizada 29/03/2011 - às 19h51
DA REDAÇÃO - O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça (29), às 14h45, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen. (veja perfil do polícia abaixo)
A última vez que José Alencar esteve no Vale do Aço foi no dia 20 de julho de 2007. Na oportunidade, ele participou da inauguração da Escola Municipal Senador Zé Alencar, de Tempo Integral, em Coronel Fabriciano, no bairro Silvio Pereira II.
Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal. O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.
A família de José Alencar decidiu que o velório do ex-vice-presidente irá acontecer em Brasília, em sessão solene no Salão Nobre do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira. O velório prossegue na quinta, em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade. Já o enterro será no Cemitério do Bonfim, onde está localizado o mausoléu da família, também na quarta-feira. Apesar de ter nascido em Muriaé, Alencar viveu por muitos anos na capital mineira.
Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.
A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.
Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”.
Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse. 
Prefeito de Timóteo lamenta perda 
O prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes, manifestou seu pesar pelo falecimento do ex-vice presidente José Alencar, ocorrido nesta terça-feira (29). “Perdemos um grande brasileiro. José Alencar sempre foi símbolo de dignidade e como político defendeu os interesses maiores de Minas Gerais, em especial da região Leste e Zona da Mata, onde construiu sua vida. Seu exemplo de integridade sobreviverá entre todos nós que tivemos o privilégio de conhecê-lo”. 
 
 
 
Robson Gomes ressalta coragem de Alencar
 
 
Em nota, o prefeito de Ipatinga, Robson Gomes se pronunciou sobre a perda de José Alencar." Com pesar, lamentamos o falecimento de José Alencar Gomes da Silva. Além de referência ética na política, o saudoso "Zé Alencar" se mostrou guerreiro, incansável lutador das causas sociais e um líder empresarial de grandeza incontestáveis. Tais méritos lhe agregaram respeito e admiração de amigos e também adversários. Sua coragem em dizer o que era preciso e o sonho por um Brasil melhor para todos o diferenciava dos demais. Neste momento
de dor, expressamos em nome do povo de Ipatinga, as nossas condolências aos familiares, empregados e amigos do honrado José Alencar".
Governador Anastasia declara luto oficial 
O governador de Minas Antonio Anastasia lamentou a morte do político mineiro. "Minas já deu muitos exemplos para o Brasil de vida e de luta. Poucos foram tão marcantes como é o caso do empresário, político e cidadão José Alencar. Sua luta incansável contra a doença, com certeza, vai ficar na memória de todos nós brasileiros.
Vem na minha lembrança agora, uma frase de outro grande mineiro, Guimarães Rosa que dizia que 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É o caso do José Alencar. Um exemplo de resistência, persistência e esperança. À família que acompanhou suas batalhas, o nosso pesar, nossa solidariedade, o nosso abraço”, declarou Anastasia.

O governador declarou também que vai decretar luto oficial e que os procedimentos com relação ao velório dependerão naturalmente da vontade da família do ex-vice-presidente: " Vamos aguardar. É claro que Minas Gerais estará aqui sempre solidária para receber e prestar as homenagens a esse grande brasileiro."
 
 
PMCF decreta luto de três dias
 
Com profundo pesar, a Prefeitura de Coronel Fabriciano lamenta o falecimento do ex-vice presidente da República, José Alencar, ocorrido na tarde desta terça-feira (29), em São Paulo. Por esse motivo, o prefeito Chico Simões decretou luto oficial de três dias no município. "Em 2007, Coronel Fabriciano teve a honra de receber a visita de José Alencar, para inauguração da escola municipal que leva o seu nome. Localizada no bairro Sílvio Pereira II, a Escola Municipal Senador Zé Alencar representa um marco na história da educação do município, por ser a primeira totalmente projetada para receber as atividades da Educação em Tempo Integral", diz a nota oficial.
 
Silveira divulga nota de pesar
 
 
Em nota encaminhada à imprensa nesta tarde o deputado federal e secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, declarou: "Manifesto minha profunda tristeza pela perda do nosso guerreiro, amigo, referência da nossa geração, José Alencar Gomes da Silva. Homem que nos brindou com sua alegria, dignidade, decência e exemplo de perseverança. Nosso Zé Alencar deixa um legado de grandes realizações sobre alicerces indestrutíveis de retidão e honestidade. Seu trabalho em prol do desenvolvimento do País foi incansável na defesa intransigente do interesse público. Agradeço a Deus por ter permitido fazer parte da vida desse grande homem, que permanecerá para sempre vivo em nossa memória e ações. Minha eterna gratidão! Minhas condolências à sua honrada família".
 
 

GRAFFO ALENCAR PERFIL

 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário