15 de fevereiro, de 2011 | 00:01
Novo prazo para emissão de carteira de trabalho
Em Fabriciano, antigo modelo só poderá ser emitido até o dia 28
FABRICIANO A emissão do modelo antigo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) está autorizada até o próximo dia 28 na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), com sede no município.
A determinação é do Ministério do Trabalho, que permitiu a expedição do modelo manual para colocar em dia a liberação do documento, depois de uma suspensão do serviço por 40 dias.
Antes, o atendimento era feito por quatro funcionários da Prefeitura cedidos ao Estado. No início de janeiro, foi determinada a suspensão do atendimento para adequação do novo modelo.
Na semana passada, o Ministério do Trabalho concedeu um novo prazo para emissão do modelo antigo.
Com a mudança repentina, o serviço vem sendo feito pelos próprios funcionários da unidade, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Sedese) e o governo federal, e não mais pelo município.
O atendimento, porém, só é feito com agendamento prévio pelo site www.csat.com.br/sine/ctps. Na página do endereço eletrônico, o interessado deve selecionar a agência de Fabriciano e efetuar o agendamento para ser atendido. Em média, são feitos 25 atendimentos por dia.
De acordo com a coordenadora da UAI, Ariane da Silva Rocha, todas as mudanças foram determinadas pelo Ministério do Trabalho. Ainda não sabemos como será o novo método e se haverá outra suspensão na emissão das Carteiras de Trabalho”, explicou.
Segundo a coordenadora, não houve até o momento qualquer sinalização do MT para o treinamento de funcionários para o novo sistema.
Modelo
Conforme informações do MT, o novo modelo da carteira de trabalho tem o objetivo de dificultar possíveis fraudes. A nova CTPS será emitida por meio informatizado, terá capa azul em material sintético, mais resistente de que o usado no modelo anterior, confeccionado em papel de segurança.
O novo modelo traz ainda um plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]