
10 de fevereiro, de 2011 | 00:01
Novas regras surpreendem candidatos à habilitação
Detran-MG determina alteração no sistema de frequência dos alunos em processo de habilitação
FABRICIANO Uma nova mudança no curso de legislação de trânsito já vigora nas autoescolas de Minas Gerais. O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) determinou a alteração no sistema de frequência dos alunos em processo de habilitação. Com a nova determinação, que entrou em vigor este mês, os futuros condutores, além de obrigados a cumprir a carga horária mínima de 45 aulas, devem ainda comprovar o número de aulas assistido correspondente a cada disciplina exigida pela lei.
Anteriormente, o candidato à carteira de motorista precisava passar pelo curso de legislação, cumprindo uma determinada carga horária, porém sem especificação de quantas horas eram necessárias por disciplina. Com a mudança, o sistema de biometria passou a registrar o número de aulas assistidas pelos candidatos. O candidato à CNH só poderá realizar o exame depois de comparecer a 18 horas aula de Legislação de Trânsito, 16 de Direção Defensiva, quatro de Noções em Primeiros Socorros, quatro de Meio Ambiente e três horas de mecânica.
A mudança pegou os alunos de surpresa, haja vista que, sem um aviso prévio, eles não puderam se preparar. Para o diretor de Ensino, Robson Vasques, os alunos já estavam cientes que a mudança poderia ocorrer, porém o Detran implantou a nova norma sem um comunicado oficial. Não houve uma discussão com a categoria, o sindicato chegou a fazer algumas reuniões, mas não fomos avisados que a mudança ocorreria neste mês”, resumiu.
Qualidade
Robson Vasques acredita que o novo formato vai melhorar a qualidade de aprendizado dos candidatos. Antes, o aluno ficava o dia todo frequentando as aulas para acelerar o processo, mas sem qualidade no aprendizado”, opinou. Ainda de acordo com Robson Silvestre, as alterações vão exigir dos centros de formação a apresentação de um plano de aula assim como nas escolas regulares. Teremos uma ementa prevista e ao chegar na autoescola o aluno deverá verificar qual matéria está disponível naquele horário”, explicou.
O chefe de Supervisão e Controle de Aprendizado do Detran-MG, Wagner Félix Soares explicou que a mudança surgiu a partir de sugestões propostas pelos diretores das autoescolas. A sugestão foi bem aceita porque vai garantir melhores índices de aproveitamento dos alunos e teremos ainda a garantia que todo o material determinado pela lei será assimilado pelos alunos” defendeu.
Seminário
Sobre o transtorno causado nos primeiros dias, quando o sistema online do Detran apresentou vários erros no registro de aulas, o representante do Detran informou que essa falha ocorreu apenas durante o processo de migração de dados. Esses erros foram observados nos primeiros dias, mas o processo já foi normalizado. E a carga horária de cada aluno foi dividida proporcionalmente ao número de disciplinas exigidas, com a aplicação de uma regra de três simples”, explicou.
Wagner Félix disse ainda que não houve comunicado por parte do Detran porque a classe representativa das autoescolas ficou encarregada de multiplicar as informações. O Detran se reuniu dias antes com representantes da categoria, que se comprometeram em repassar as mudanças”, garantiu. Segundo informações do Departamento de Trânsito, nas próximas semanas será organizado um seminário para treinamento com os diretores de ensino.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]