
03 de janeiro, de 2011 | 18:01
Eliseu Resende é velado na ALMG
Clésio Andrade assume vaga no Senado. Corpo sai de Belo Horizonte, vai a Oliveira e depois retorna para sepultamento nesta terça.
DA REDAÇÃO - O velório do corpo de Eliseu Resende ocorre no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desde as 17h30. O velório estava marcado para ser iniciado às 15h, mas teve atraso em função do tempo ruim, que atrasou o voo de São Paulo para Belo Horizonte.
O senador Aécio Neves (PSDB), não compareceu ao velório em função de uma viagem, mas foi representado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB). ''É uma tristeza sob vários aspectos. Primeiro, do ponto de vista pessoal, naturalmente o falecimento do senador, uma pessoa tão boa e tão querida de todos, com um coração tão grande. Segundo, sob o ponto de vista político, a perda de um grande líder, um homem que era uma liderança forte não só no seu partido, mas diversas forças'', afitrmou o governador, durante o velório.
O suplente de Eliseu, Clésio Andrade (PR), também não pode ir porque está em viagem ao exterior. Agora a pouco a Assessoria de Imprensa da ALMG informou que o corpo do senador Eliseu Resende será sepultado às 16h desta terça-feira (04/01), no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.
Antes, porém, o corpo deverá ser levado da ALMG para a cidade de Oliveira, no Centro Oeste de Minas, onde o senador nasceu. A previsão é que o corpo retorne a Belo Horizonte por volta do meio dia, para ser sepultado às 16 horas, no Parque da Colina.
Cirurgia
O senador Eliseu Resende, do DEM de Minas Gerais, morreu neste domingo aos 81 anos no Instituto do Coração (Incor) de São Paulo. Segundo nota distribuída pela assessoria do senador, Resende estava em São Paulo desde o dia 30 de novembro, quando foi realizar um check up de coração.
No exame, os médicos detectaram um tumor no intestino e Eliseu foi submetido a uma cirurgia. Depois disso, Resende ficou em recuperação e tinha alta prevista na véspera do Natal, mas o seu quadro de saúde piorou e ele foi novamente internado.
O corpo de Eliseu Resende será velado nesta segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa de Minas. Oenterro do corpo deve acontecer na cidade de Oliveira, terra natal de Resende. Com a morte do senador, Clésio Andrade do PR-MG, assume o cargo no Senado.
Quem foi Eliseu Resende?
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), obteve o "Master of Sciences" e o "Doctor of Philosophy" (Ph.D) pela Universidade de Nova Iorque.
Foi professor Catedrático da Escola de Engenharia da UFMG do Curso de Engenharia Nuclear do Instituto de Pesquisas Radioativas e Professor Titular da Universidade Católica de Minas Gerais.
Exerceu os cargos de Diretor-Geral do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e de Ministro de Estado dos Transportes. Foi diretor-presidente das Empresas Petroquímicas do Brasil (EPB), Presidente do conselho de Administração da Companhia Petroquímica Camaçari (CPC) e membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira e do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
Em 4 de junho de 1990 foi eleito Diretor-Presidente de FURNAS - Centrais Elétricas S/A membro do Conselho de Administração da Nuclebrás Engenharia S/A - NUCLEN. Em 21de outubro de 1992 foi nomeado Presidente da Centrais Elétricas Brasileiras S/A - ELETROBRÁS
Em 2006, foi eleito senador por Minas, apoiado pelo então governador Aécio Neves, quando derrotou Newton Cardoso e os demais candidatos com 60% por votos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]