23 de dezembro, de 2010 | 00:01
Dúvidas na hora de atravessar a rua
Sinalização ainda confunde pedestres e motoristas em Coronel Fabriciano. Onde há semáforo, a faixa de pedestres gera a preferência?
FABRICIANO A presença de sinalização vertical e horizontal no mesmo local tem causado muitas dúvidas entre condutores e pedestres no município. Para muitas pessoas, nos locais onde há semáforo e faixa elevada a preferência é do pedestre, mesmo se o sinal estiver aberto para o motorista. Após mais de um ano de validade, as novas normas continuam gerando dúvidas e muitas polêmicas.
No mês passado, mais uma sinalização dupla foi instalada na avenida Tancredo de Almeida Neves. Muitos pedestres chegam a atravessar sem mesmo conferir o fluxo de veículos. Na opinião do vigia Geraldo Magela, 51, a legislação diz que a preferência é sempre do pedestre. Mas ciclistas e pedestres devem cumprir seus deveres, porque são os maiores causadores de acidentes”, resume.
Para o auxiliar Marco Túlio Ferreira Silva, 22, o bom funcionamento do trânsito depende da consciência das pessoas, mas onde há faixa a preferência deve ser do pedestre. Isso vai da consciência das pessoas, mas onde há faixa elevada o direito à passagem deve ser sempre do pedestre”, defende.
A estudante Amine Cardine Machado Santos observa que, onde há sinalização vertical e horizontal, a prioridade é do sinal. Já que existe o sinal, o pedestre deve respeitar também o direito de passagem dos motoristas e esperar a sua vez de atravessar a via”, ressalta.
De acordo com o secretário de Obras fabricianense, Galba Gomes, o pedestre deve obedecer ao semáforo na hora da passagem na faixa. Porém, quando o pedestre já tiver iniciado a travessia, e o sinal ficar verde, o motorista é obrigado a aguardar até o término da travessia”, explicou. O secretário disse, ainda, que a administração realizou campanhas educativas nas ruas e nas escolas para orientar os pedestres.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]