
07 de dezembro, de 2010 | 00:05
Divergências adiam fusão de entidades
Amva e Amdi lutam pelos mesmos objetivos mas continuam dividindo forças e enfraquecem associativismo municipal
José Euler lembrou que a Amva foi a primeira entidade do gênero a ser criada em Minas, em 1974
IPATINGA A Associação dos Municípios pelo Desenvolvimento Integrado (Amdi), que reúne 9 prefeituras, não deve se fundir à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (Amva), que congrega outras 14. No início do mês passado, durante encontro entre 13 prefeitos ocorrido em Ipatinga, a possibilidade de unificação das duas entidades foi colocada em discussão pelo prefeito de Açucena e presidente da Amdi, Ademir Siman (PT). Mas ontem ele foi categórico: Por parte dos prefeitos da Amdi, não há mais acordo”.
Ademir justifica a decisão dizendo que ela foi tomada por falta de sabedoria” do presidente da Amva e prefeito de Mesquita, José Euler (PPS), que estaria tentando estabelecer uma relação de vencedores e perdedores” em torno do racha” que aconteceu em 2006. Ele criou um mal-estar quando disse na imprensa que a Amva está de portas abertas para receber os prefeitos que saíram para criar a Amdi. E também quando disse que não aceita mudar o nome da Amva na eventualidade de uma fusão”, afirmou.
O estopim que levou um grupo de 9 prefeitos a deixar a Amva e fundar a Amdi foi a disputa de poder pelo comando da entidade pioneira. Tais disputas envolveram o PMDB do grupo do ex-prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, e o grupo petista capitaneado pelo prefeito de Fabriciano, Chico Simões.
Procurado pela reportagem, o presidente da Amva, José Euler, afirmou ter sido mal interpretado. Ele ainda acredita na possibilidade de fusão das duas entidades em 2011. José Euler lamentou que o seu comentário tenha passado a impressão de prepotente e invocou a tradição para justificar sua opinião em torno da manutenção do nome Amva.
Sobre a troca do nome, tenho a opinião pessoal, ainda não debatida com os outros colegas, de que não deve ser mudado porque a Amva é uma entidade tradicional, foi a primeira associação de municípios a ser criada em Minas Gerais, isso em 1974”, disse.
Construção de hospital era meta da unificação
Quando propôs a unificação das entidades, Ademir Siman imaginava que a região teria mais força para reivindicar investimentos essenciais como a construção de um hospital regional para o Vale do Aço. O prefeito de Mesquita e presidente da Amva, José Euler (PPS), por sua vez, se mostrou otimista com a proposta. Para ele, o momento é de deixar de lado as diferenças partidárias e fortalecer o bloco regional, em nome da vantagem de se fazer cobranças em conjunto.
Consaúde elege nova diretoria
IPATINGA - O prefeito de Joanésia, Denílson Andrade de Assis (PTN) tenta hoje se manter à frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço (Consaúde). Em princípio, ele é o único candidato à presidência. Mas pode haver algum tipo de alteração nesse quadro, pois apesar dos inúmeros contatos telefônicos, ninguém no Consaúde foi encontrado para prestar informações oficiais” sobre o processo.
Em e-mail enviado aos órgãos de imprensa, foi informado apenas que a reunião que escolherá a próxima diretoria para o biênio 2011/2012 está marcada para as 9h desta terça-feira, na sede social do Consórcio, na rua Passo Fundo, 550, bairro Caravelas, em Ipatinga.
O vencedor dessa disputa substituirá o prefeito de Vargem Alegre, Neudmar Ferreira Campos (PDT). Em 2011, a nova presidência do Consaúde terá um orçamento de aproximadamente R$ 5 milhões para administrar as demandas de uma população com mais de 500 mil pessoas distribuída por 20 cidades da região.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]