DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

16 de novembro, de 2010 | 21:50

Fabricianense doa busto de JK

Relíquia familiar será colocada sobre pedestal no Centro da cidade

Wôlmer Ezequiel


BRUNO, CHICO E EUNICE

FABRICIANO – Depois de uma reunião familiar, a viúva Eunice Mol Figueiredo, de 79 anos, e seus sete filhos, decidiram pela doação de um antigo busto do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira ao município de Coronel Fabriciano. Há mais de 43 anos sob os cuidados da família Figueiredo, o presente veio em resposta a um pedido feito pelo próprio prefeito Francisco Simões (PT) e será colocado na nova praça JK, construída recentemente na rua Boa Vista, no Centro da cidade.
Conforme publicado pelo DIÁRIO DO AÇO no domingo (14), a antiga praça que ficava no mesmo local recebeu este nome porque um dia abrigou um busto homenageando o ex-presidente JK. O antigo busto desapareceu misteriosamente depois que foi retirado da praça na década de 70, para a construção do Fórum. A população conta muitas versões para o desaparecimento da estátua originalmente colocada na praça, e uma delas dava conta que a antiga efígie estaria no quintal de uma residência particular, localizada no Centro da cidade.
A moradora da rua Marechal Floriano deixa claro que o busto que ficava na sua casa não é o mesmo da antiga praça JK. A peça feita em bronze é originária da cidade de Jequeri, que fica a cerca de 50 quilômetros de Ponte Nova, na Zona da Mata. O monumento foi encomendado pelo prefeito local e seria colocado em uma praça pública. Frustrado com a ausência do ex-presidente Juscelino durante a festa de inauguração do espaço, o prefeito desistiu da homenagem e impediu a colocação do busto. 
Anos mais tarde, o busto do ex-presidente JK foi encontrado abandonado nos fundos de uma casa na mesma cidade onde a família Figueiredo morava à época. O ex-bancário Didier Figueiredo, falecido há 20 anos, um grande admirador de Juscelino, cuidou para que a imagem de JK ficasse sob o zelo de sua família por muitos anos.  “Meu marido admirava muito Juscelino e fazia questão de vê-lo de perto todas as vezes que veio à região. Hoje eu acho que ele ficaria muito feliz em saber que este busto fará parte desta cidade onde ele viveu e trabalhou por tanto tempo”, conta a viúva. Eunice pede que a cidade cuide tão bem do busto assim com a família zelou por tanto tempo por essa relíquia.

Entrega
Depois de comunicado sobre a decisão da família, o prefeito Francisco Simões, acompanhado do secretário de Turismo, Bruno Torres, foi pessoalmente à casa da moradora para buscar a doação. Simões acredita que por se tratar de uma peça muito antiga, o busto ajudará no resgate da história do município. “Já que não temos o busto original este poderá representar melhor a história do que se fizéssemos uma nova estátua, e com isso outras pessoas como a família Figueiredo serão inseridas na história de Fabriciano”, afirma. O prefeito agradeceu em nome de toda a cidade pelo presente e garantiu a preservação do monumento pela administração municipal.
De acordo com o secretário Bruno Torres, o busto doado pela família ganhará uma limpeza e um novo pedestal que será construído para a colocação da imagem de JK. “Vamos procurar um especialista para fazer a limpeza do busto e nos reunir com a secretária de Planejamento, que fará a escolha do melhor local para a colocação da imagem na praça JK”, explicou. O local receberá ainda a colocação da placa original do final da década de 50, e de uma segunda placa onde a família Figueiredo será homenageada. Conforme a administração municipal, a cerimônia de inauguração da nova praça deve aguardar a finalização da colocação do busto doado. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário