13 de novembro, de 2010 | 23:00
O novo em memória ao passado
Nova praça no Centro da cidade mantém o nome recebido há 50 anos
FABRICIANO - A praça é nova, mas a história é bem antiga. Faltam registros e fotos de época para contar com detalhes a origem da Praça JK construída no final dos anos 50 entre as ruas Boa Vista e Moacir Birro no centro de Coronel Fabriciano.
Entre conversas e relatos de antigos moradores pouco a pouco é possível imaginar as famílias se divertindo, os casais namorando e os jovens esportistas se exibindo em plena quadra de vôlei construída no meio da área de lazer.
Cinquenta anos depois a nova praça construída ocupa uma área bem menor, mas mantém o nome de um dos ex-presidentes mais populares Juscelino Kubitschek.
E foi o próprio presidente da República que veio pessoalmente ao município para a inauguração da praça, segundo o comerciante Elair Lima, 74. Considerado um dos comerciantes ativos mais antigos da cidade ele viu de perto a passagem de Juscelino pela rua Coronel Silvino Pereira.
Naquele dia eu vi o presidente passando bem aqui em frente a meu comércio sem nenhuma segurança em volta dele. Um dia de muita festa e churrasco lá na praça”, contou.
Era 1944 quando o aposentado Galbas Lima Nogueira, 68, veio para o Vale do Aço. Galbas ainda mora em frente a área que abriga a praça e pela varanda da sua casa avista o local que um dia foi palco de tantas diversões para os moradores de Fabriciano.
Na época os parques de diversão e circos ficavam montados bem ali na praça, foi uma época em que o lazer da cidade era concentrado aqui”, lembra.
Galbas chega a listar os nomes dos jovens que puderam aproveitar a prática de esportes na antiga quadra, que anos mais tarde foi cedida para a construção do Banco do Brasil.
A área total da praça se estendia pela rua Boa Vista ocupando a área atual do Fórum e da sede da OAB. Manoel Barreto Carvalho, 60, coordenador do almoxarifado da área de Educação conta que um viveiro de pássaros era mais um atrativo da praça JK. Gostávamos de passar as tardes de domingo lá para namorar e nos divertir”, recorda.
Cenário de tantos momentos bons para a população daquela época Manoel conta que foi ali que os fabricianenses comemoram a vitória do Brasil na Copa de 70.
Aos poucos o espaço foi vendido ou cedido para prédios públicos. E assim com a demolição da antiga estação ferroviária os moradores lamentam que a história tenha se perdido sem nenhuma manifestação ou questionamento público. A conservação é muito mais importante porque mesmo que seja reconstruída nunca será como antes”, lamenta Manoel Barreto.
Busto
O nome de Juscelino foi ostentado pela presença de um busto da sua imagem erguido na área da praça. Anos mais tarde o monumento foi retirado para a construção do Fórum municipal.
São muitas as versões sobre o destino da imagem que possivelmente foi roubada dentro do almoxarifado da prefeitura. Alguns acreditam que o busto ainda esteja na cidade guardado no quintal de uma residência.
Outros imaginam que a estátua feita em bronze já estaria derretida por se tratar de um material de valor. O prefeito Chico Simões revelou o interesse em resgatar o busto e devolvê-lo a praça.
Vamos investigar a verdadeira história do sumiço do busto ou encontrar alternativa para simbolizar a imagem de JK. É importante resgatar não só a praça como também o nome dela”, defendeu.
Construção
As obras para a construção da praça JK na rua Boa Vista no centro de Coronel Fabriciano. O espaço era popularmente conhecido como praça do Banco Brasil e servia apenas como estacionamento.
Depois de quase quatro meses de obra e investimentos de R$ 264.945,00 originados do Ministério do Turismo com contrapartida da administração municipal o local foi finalmente transformado em uma área pública de lazer.
Além de jardins, bancos e uma área coberta a praça recebeu rampas e escadarias de acesso pela rua Moacir Birro. O projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou ainda adequações na parte comercial da praça. A antiga banca de revistas terá novas instalações para ficar em harmonia com o novo visual.
O prefeito Chico Simões rebateu as críticas feitas à administração municipal por retirar da cidade espaços usados como estacionamento. O problema de estacionamento ocorre em nível nacional e não tem solução, por isso priorizamos a construção de espaços adequados para a prática de lazer e para a convivência harmoniosa da população”, defendeu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]