09 de novembro, de 2010 | 23:00
Humanização é tema da Jornada da Enfermagem no Márcio Cunha
Finalidade é envolver colaboradores para prestar um atendimento mais humanizado
IPATINGA O Hospital Márcio Cunha promove até a próxima sexta-feira (12) em seu auditório a Jornada de Humanização da Enfermagem”. O evento, coordenado pelas enfermeiras Nayara Pinheiro e Renata Alexandra Machado, tem como objetivo chamar a atenção dos colaboradores da área de saúde para prestar um atendimento mais humanizado ao paciente.
O evento está alinhado ao objetivo estratégico da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) de desenvolver ações orientadas à promoção da saúde e qualidade de vida. Tecnologias das mais variadas existem aqui no hospital, mas o diferencial é o olhar dentro do olho do paciente. É chamar pelo nome. Aquela questão da empatia mesmo: se colocar no lugar do outro e tratá-lo realmente como você gostaria de ser tratado. A equipe de enfermagem permanece 24 horas com o paciente e tem que estar inserida nesse contexto. A evolução do paciente é melhor quando ele é cuidado desta forma”, explica Renata Alexandra, coordenadora geral do Grupo de Voluntários de Humanização da Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
A Jornada de Humanização da Enfermagem está aberta para a equipe de enfermagem e também para toda a equipe multiprofissional, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e até mesmo para os colaboradores da área administrativa, que também convivem no ambiente hospitalar”, revela Renata Alexandra.
Nosso objetivo é renovar e resgatar os princípios da humanização, do cuidado e do respeito que são valores que nunca podem ser esquecidos. A jornada servirá também para motivar toda a equipe, de forma que ela perceba o quão está inserida no trabalho de assistência e como é importante para a melhora do paciente”, reforça Nayara Pinheiro, que exerce o cargo de coordenadora dos grupos voluntários de humanização do Departamento de Enfermagem do HMC.
Programação
O evento foi aberto ontem com a palestra A repercussão do trabalho do profissional da saúde para o paciente e sua família”, com a assistente social Lívia Linhares. Desafios da Humanização no Contexto do Cuidado” é o tema que será tratado pela médica-psiquiatra Maria Angélica Silva Vaccarini nesta quarta (10), às 13h30. Na quinta (11), às 13h30, o psicólogo Sérgio Santos Siqueira abordará o assunto Humanização, Relacionamento Interpessoal e Ética”. Simone Tassis, diretora da Apae, abordará o tema Dor e Sofrimento: no cotidiano do profissional de saúde, na vivência do paciente”, na sexta (12), também às 13h30, fechando a série de palestras.
Nossa ideia é que cada participante saia do encontro refletindo um pouco sobre o que está fazendo, como está agindo no dia a dia com os pacientes, de forma que possa refletir e buscar um atendimento melhor”, afirma Nayara Pinheiro. Renata Alexandra ainda complementou: A pessoa que está internada está insegura e com medo do que pode vir a acontecer com ela. Por isso trabalhamos no sentido de prestar uma assistência de qualidade, manter nossos pacientes seguros e tornar o ambiente hospitalar mais humano”, enfatizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]