11 de outubro, de 2010 | 22:00
Forquilha terá água tratada
Moradores esperam há mais de 15 anos por água tratada
IPATINGA Foi autorizada pela administração municipal a instalação de uma rede de abastecimento de água pela Copasa no Forquilha. O bairro é o único do município que ainda não possui água tratada. A localidade é abastecida por uma nascente e por causa disso, parte da população sempre relutou em aceitar os serviços da concessionária do serviço público.
No entanto, é que outra parte dos moradores - principalmente os que residem na parte baixa do bairro - constantemente ficam sem água. A alegação é de que a nascente não consegue mais atender a demanda populacional do bairro. Devido a essa sobrecarga, o líquido não chega nas casas dos moradores que vivem nas ruas Do Campo, Piau, Pacumã, Surubim e Tucunaré.
Por várias vezes, esta polêmica já foi assunto abordado pela imprensa local. No mês passado, a reportagem do DIÁRIO DO AÇO, voltou a tratar do assunto com os moradores, quando vários deles já estava há quatro meses sem água, servidos apenas por um caminhão-pipa, duas vezes por semana.
Na época, os moradores mostraram o sacrifício para economizar a água do caminhão-pipa, que era utilizada apenas para beber e fazer a comida.
Promessa
A população da localidade que já sofre com o problema há mais de 15 anos, voltou a ter esperança depois de uma reunião entre representantes do Executivo e moradores na semana passada. Na ocasião, a administração pública afirmou que a Copasa está autorizada a iniciar as obras no bairro.
Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro Forquilha, Márcio Vieira, a população espera que, desta vez, o assunto não fique apenas na promessa. Segundo ele, em 2008, a PMI assumiu o compromisso de iniciar as intervenções no bairro. Mas, como era ano eleitoral, a gente sabe como é. Ficou só na conversa mesmo e nada mais. Estou acreditando na seriedade deste atual governo”, pontua.
De acordo com Márcio, para resolver o problema de imediato ficou combinado que a Copasa utilizaria um poço artesiano localizado na rua Aline, no bairro Tiradentes, de onde será feita a canalização da água até o bairro Forquilha. A proposta futura é construir uma adutora no Cidade Nobre para garantir o abastecimento regular no Forquilha”, conclui.
Esperanças
A dona de casa Ana Paula Souza Santana, 22, mora na rua do Campo há 20 anos. Para ela, o costumeiro sofrimento com a falta de água ficou ainda mais crítico agora, depois que ganhou um bebê, que está com pouco mais de 20 dias de vida. Para dar banho, eu tenho que levá-lo à casa da vizinha, que tem poço artesiano. Mas só acredito mesmo que vai ter água da Copasa aqui, quando eu ver os trabalhadores no canteiro de obras”, opina.
A aposentada Laurinha Maria Izabel, disse que, para ela, tanto faz a Copasa implantar ou não o serviço de abastecimento no bairro, pois a sua residência é dotada de um poço artesiano. Apesar dessa comodidade, Laurinha não fica indiferente à situação da comunidade. Eu prefiro a água do poço, não faço questão da Copasa, mas os meus vizinhos precisam, né!”, reconhece.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]