08 de outubro, de 2010 | 15:51
Sérgio Mendes é empossado prefeito
Timóteo enfrenta a terceira troca no comando da prefeitura no atual mandato. Defesa de Hilário recorre agora ao TSE.
TIMÓTEO - Com o plenário da Câmara Municipal lotado e um atraso de três horas em relação ao horário inicialmente previsto, foi empossado por volta das 13h30 desta sexta-feira o novo prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes Pires (PSB) e o vice-prefeito Marcelo Ricardo Afonso (PR).
A mudança ocorreu por força de decisão judicial. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) manteve a sentença da 98ª Zona Eleitoral de Timóteo, que em 2009 cassou os mandatos do prefeito, Geraldo Hilário Torres (PDT) e o do vice, Wander Izaías (DEM), por uso da máquina pública na campanha eleitoral de 2008. A denúncia foi impetrada logo após a eleição, pelos candidatos que ficaram em segundo lugar na disputa.
A posse de Sérgio Mendes e Marcelo Afonso foi cumprida pela presidente da Câmara de Timóteo, Guaraciaba Gomes (PDT). Essa foi a segunda vez que a presidente empossa Sérgio Mendes (PSB) e seu vice, Marcelo Afonso. Isso porque em 8 de setembro de 2009 Guaraciaba empossou os segundo colocados por força da sentença da primeira instância da Justiça Eleitoral.
Os dois ficaram menos de 24 horas nos cargos, pois Hilário e Wander conseguiram voltar aos cargos por força de liminar conseguida no TRE-MG.
No atual mandato é, portanto, a terceira troca no comando da prefeitura de Timóteo. No governo anterior, de Geraldo Nascimento, foram dez trocas no comando da PMT, até que em junho de 2008 o TSE determinou a posse de Geraldo Hilário. No mesmo Hilário foi eleito prefeito e agora segue o mesmo caminho do antecessor, com a cassação do mandato eletivo.
Entenda
O desfecho do fato de hoje começou na sessão do TRE-MG dia 09 de setembro/2010, quando os cinco desembargadores votaram pela confirmação da cassação de Hilário. Em março o TRE-MG já havia decidido, por seis a zero pela manutenção da cassação, mas modificou a decisão para avaliar a defesa do vice-prefeito cassado, Wander Izaías.
O TRE-MG negou todos os recursos de Geraldo Hilário e Wander Izaias, determinando que Mendes fosse reconduzido ao cargo da prefeito de Timóteo. Com o acórdão publicado nesta sexta-feira, o juiz eleitoral Ronaldo Almeida encaminou a determinação do Tribunal para que a presidente empossasse Mendes.
A sessão solene de recondução ao cargo de prefeito aconteceu às 13h35, no plenário da Câmara que ficou lotado de militantes do partido PSB, imprensa, vereadores e comunidade em geral.
Auditoria
Entre as várias medidas anunciadas pelo novo prefeito, Sérgio Mendes disse que vai pedir uma auditoria em todos os serviços da administração.
Vamos fazer auditoria em todas as áreas para saber da situação. Não vou fazer auditoria de caça às bruxa, de perseguição. Vou ter respeito pelo ex-prefeito. Vou fazer o governo da paz, da tranquilidade e do desenvolvimento. Vou nomear servidores do UPA para fazer auditoria lá, onde temos hoje problemas, é um dos maiores gargalos. E vou pedir aos bancos informação sobre a situação de Timóteo”, disse Sérgio.
Acompanhe a cobertura completa da troca no comando da prefeitura de Timóteo, na edição deste sábado do DIÁRIO DO AÇO.
Recurso
Como já era previsto, fora do cargo o prefeito cassado Geraldo Hilário Torres recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a assessoria do prefeito foi impetrado um recurso com pedido de liminar, para que Geraldo Hilário e Wander Izaias retornem imediatamente aos cargos.
O QUE JÁ FOI PUBLICADO:
Nova troca na PMT confirmada para hoje - 08/10/2010
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]