24 de setembro, de 2010 | 21:04

Centro de Reabilitação retoma atendimento a novos pacientes

Divulgação


ATENDIMENTO EM FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

IPATINGA – Há cerca de duas semanas, o Centro de Reabilitação Geral (CRG) do Unileste-MG, localizado no bairro Bom Retiro, retomou o cadastro para atendimentos de novos pacientes do Vale do Aço e adjacências. A clínica, que é credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende deficientes físicos e idosos de 33 municípios das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Caratinga, estava com os serviços comprometidos há aproximadamente três meses, em razão de débitos financeiros.
Devido às dificuldades encontradas por muitos pacientes para se deslocar até o local, o número de atendimentos passou a ser insuficiente para cobrir a folha de pagamento dos funcionários. O problema ocasionou o fechamento temporário do cadastro e motivou uma série de reuniões entre representantes do Unileste e da Gerência Regional de Saúde (GRS), a fim de buscar alternativas para o impasse. 
Segundo funcionários da clínica, o Unileste liberou a abertura do cadastro para novos pacientes para os próximos três meses. Após esse período, será feita nova análise da situação do centro. Desde que foi reaberto, o cadastro já conta com cerca de 30 novos nomes. Somente na tarde da última quinta-feira (23), onze pessoas procuraram os serviços do centro. Já há agendamentos até para o final de outubro. O número de pacientes regulares gira em torno de 30.
A expectativa dos funcionários é que a situação possa se normalizar. Porém, para que isso ocorra, é esperado um esforço maior da prefeitura para que se possa viabilizar o transporte dos pacientes até o Centro Universitário.

SUS
Os serviços do CRG Unileste são gratuitos e destinados a portadores de deficiências físicas motoras e sensoriais.
Os atendimentos visam a prescrição, avaliação, adequação, treinamento e acompanhamento da entrega de órteses (talas, coletes, tutores, botas ortopédicas, cadeiras de rodas e de banho) e auxiliares de locomoção (bengala, muleta e andador), bem como a orientação geral e familiar de uso do material, proporcionando a reinserção social e melhora da qualidade de vida do deficiente.
No CRG Unileste os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta ocupacional).
 
Como proceder
Para ser encaminhado ao CRG Unileste, o deficiente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua moradia para ser avaliado por um médico, que confirmará a necessidade do atendimento ou de materiais ortopédicos auxiliares de locomoção.
Durante esta avaliação, o médico preencherá o formulário de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que deverá ser entregue no Departamento de TFD do município onde reside o paciente, junto a cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e certidão de nascimento (para criança). Em Ipatinga, os pacientes devem entregar os documentos no Serviço de Autorização Médica (rua Euclides da Cunha, 411, bairro Cidade Nobre). A partir desse procedimento, serão agendadas as avaliações no CRG Unileste.
O atendimento do CRG Unileste é disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O Centro de Reabilitação está localizado na rua Bárbara Heliodora, 725, bairro Bom Retiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-5585 ou pelo e-mail [email protected].
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário