16 de setembro, de 2010 | 21:04
Sine/Sindipa de portas fechadas até o dia 24
Atendimento fica suspenso para treinamento de funcionários
IPATINGA - Até a sexta-feira da próxima semana (24) o posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que funciona no Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), estará fechado para atendimento público.
A suspensão dos serviços, que começou na última segunda-feira, deve-se ao treinamento de novos funcionários contratados para atuar na agência. Até lá, quem precisar resolver questões relacionadas ao seguro-desemprego deve procurar o posto Estação Qualifica, no Centro de Ipatinga.
É o caso, por exemplo, de quem está com o prazo se esgotando para pedir o benefício. Nessa situação, a pessoa deve se dirigir pessoalmente ao posto Qualifica para agilizar o processo e garantir seus direitos, conforme orienta Mauro Nunes, diretor regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedese).
A partir da data de homologação da demissão, o trabalhador tem prazo máximo de 120 dias para agendar o pedido do seguro-desemprego, procedimento que é feito via internet. Para isso, basta acessar o site do Sine (www.sine.mg.gov.br) ou do Csat (Centro de Solidariedade e Apoio ao Trabalhador), www.csat.com.br/segurodesemprego.php.
Mauro Nunes ressalta, porém, que a pessoa que não tem internet deve procurar os órgãos públicos municipais, como o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e o CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), para realizar o procedimento. O telefone do Sine da Estação Qualifica é (31) 3829-8401.
Melhorias
A ampliação do número de atendentes na agência do Sindipa é uma iniciativa para agilizar os pedidos do seguro-desemprego. O posto funcionava com cinco funcionários e passará a contar com dez a partir do próximo dia 27, quando o atendimento ao público será retomado. As novas contratações foram viabilizadas por meio de uma parceria entre a Sedese e o Sindipa.
As melhorias para ampliar o atendimento abrangem também outras agências do Sine no Vale do Aço. A Estação Qualifica passará a funcionar com mais seis servidores cedidos pela prefeitura, a partir de outubro. A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Coronel Fabriciano, por sua vez, será beneficiada com a chegada de mais três funcionários. Para o posto do Sine em Timóteo ainda não há previsão de novas contratações.
Atendimentos
Os quatro postos do Sine na região realizam, em média, 130 postagens de seguro-desemprego por dia (20 no Sindipa, 30 na Estação Qualifica, 60 no UAI e 20 no posto de Timóteo). Com o aumento do quadro de funcionários, a expectativa é quase duplicar esse número, diante da demanda que tem sido registrada ultimamente. Pretendemos começar 2011 realizando 250 postagens”, informa Mauro Nunes.
O tempo de espera para atendimento também deve ser reduzido. Atualmente, o segurado precisa aguardar em média 15 dias. Após a ampliação dos serviços, esse prazo deve cair para três ou quatro dias, acredita o diretor regional da Sedese.
Apesar dos transtornos ainda enfrentados pelos trabalhadores da região na hora de solicitar o benefício, Mauro Nunes destaca algumas medidas que resultaram em melhorias. Conseguimos acabar com a venda de senhas e não temos mais trabalhadores dormindo nas filas. O agendamento pela internet ajudou muito na solução desses problemas”, avalia.
Greve atrasa rescisões
Na última segunda-feira (13), a greve nacional dos servidores do Ministério do Trabalho completou cinco meses. Por isso, desde o início do movimento, os trabalhadores da região vêm enfrentando transtornos para homologar rescisão de contrato e protocolar acordos e convenções coletivas.
Na gerência regional, apenas a emissão de carteira de trabalho e recursos referentes ao seguro-desemprego foram mantidos por determinação da Justiça. Ainda assim, o atendimento está restrito a 50% da capacidade. Recursos estão em tramitação na Justiça e não há definição para o fim da greve.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















