01 de setembro, de 2010 | 22:01
Presidente da Nippon Steel conhece obras da Usiminas
Visita incluiu projetos de laminação e galvanização desenvolvidos pela siderúrgica
IPATINGA - O presidente da Nippon Steel Corporation (NSC), Shoji Muneoka, foi recebido no Brasil pelo presidente da Usiminas, Wilson Brumer, e pelo presidente do Conselho de Administração da Usiminas, Israel Vainboim, para uma visita de cortesia, no início desta semana, às instalações industriais da siderúrgica brasileira. Seguindo uma tradição de seus antecessores, o executivo japonês pôde conhecer in loco o ciclo de investimentos em laminação, atualização tecnológica e galvanização empreendido pela Usiminas nas usinas de Ipatinga (MG) e Cubatão (SP).
Segundo o presidente Brumer, como acionista, a Nippon desenvolve um intenso intercâmbio tecnológico com a Usiminas desde a fundação da empresa, no final dos anos 50. Esta parceria tem contribuído para consolidar cada vez mais a vocação da Usiminas para o desenvolvimento de processos de pesquisa e produção de aços diferenciados, que exigem alto valor agregado”, ressaltou.
Os projetos em curso, visitados pela comitiva de executivos, possibilitarão à Usiminas ampliar em 3,3 milhões de toneladas a capacidade produtiva de aços de maior valor agregado nos próximos dois anos. Na Usina de Ipatinga, Muneoka conheceu as obras de ampliação da Unigal Usiminas, joint venture entre ambas as empresas, e visitou as obras da coqueria nº 3. Mais moderno e eficiente, o novo equipamento permitirá à usina produzir, a partir deste ano, mais 750 mil toneladas/ano de coque, um insumo fundamental à fabricação do aço.
Também em Ipatinga, a comitiva conheceu o processo de implantação da tecnologia de Resfriamento Acelerado. Conhecida como CLC, a tecnologia permitirá, em 2011, a fabricação exclusiva no Brasil de chapas de alta resistência, ideais para aplicações na indústria naval e petrolífera. Em complemento, o próprio laminador de chapas grossas terá sua capacidade ampliada em 450 mil toneladas/ano até 2012.
Os executivos da Nippon Steel e da Usiminas estiveram ainda na usina de Cubatão (SP) e observaram as obras do novo laminador de tiras a quente (LTQ). O equipamento tem capacidade de produção de 2,3 milhões de toneladas/ano, com início das operações previsto para 2011. Trata-se de um dos maiores investimentos privados em curso no Estado de São Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]