Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de agosto, de 2010 | 22:20

Ar seco exige cuidados

Crianças e idosos são os mais atingidos pela baixa umidade e a poluição

Divulgação


CRIANÇA NEBULIZADOR


IPATINGA - A exemplo do que ocorre em várias partes do país, a população do Vale do Aço sente na pele os efeitos da baixa umidade do ar, causada pelo longo período de estiagem e, nos últimos dias, pela elevação acentuada da temperatura. Com a falta de chuvas, os níveis de poluição também aumentam.
Essas condições climáticas são percebidas pelas pessoas não só na pele, mas no sistema respiratório, afetando principalmente crianças e idosos. Eles se queixam de sintomas como narinas e olhos ressecados, dificuldades para respirar, sangramentos no nariz e pele seca.
Na tarde desta quinta, no Vale do Aço, os termômetros registravam temperaturas em torno de 31 graus e umidade relativa do ar de 43%, segundo dados fornecidos pelo Aeroporto da Usiminas, localizado em Santana do Paraíso. A Organização Mundial de Saúde classifica como preocupante índice abaixo de 30%, enquanto o ideal é que a umidade do ar esteja acima de 60%.
Doenças
Na semana passada, registrou-se queda abrupta na temperatura em toda a região, fato que associado à baixa umidade do ar levou muita gente a procurar atendimento médico. “O pronto-socorro do Hospital Márcio Cunha (HMC) está cheio e praticamente dobraram nos consultórios os casos de crianças com problemas de bronquite, gripe, alergias e até pneumonia”, relata Luiz Eduardo Chalabi Calazans, pediatra no HMC e na Clínica Monte Sinai, em Ipatinga. Isso ocorre, segundo o médico, porque as vias respiratórias tornam-se ressecadas, o sistema de defesa diminui e aparecem, então, as alergias e as doenças.
No inverno outro problema é que as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem ventilação, facilitando a proliferação de microorganismos causadores de doenças. Esta semana, a temperatura voltou a subir no Vale do Aço, mas os problemas continuaram porque o calor tornou o ar ainda mais seco. Veja na tabela o histórico da umidade do ar em Ipatinga em 2010.
 
Mês            Temperaturas (ºC )                Umidade Relativa
                   máxima e mínima                        mais baixa (%)

Janeiro            32 / 22                                       43
Fevereiro         28 / 23                                       27
Março               26 / 23                                       46
Abril                  27 / 21                                       65
Maio                 22 / 18                                       82
Junho              24/11                                         45
Julho                21 / 16                                       37
 
Confira recomendações para evitar desconforto e doenças
A principal medida é beber muita água e sucos naturais, para hidratar o organismo - de 1,5 a 2 litros por dia, no mínimo. Idosos costumam se esquecer de ingerir líquidos, por isso é importante oferecer-lhes água com freqüência. O mesmo vale para crianças.
Lave as narinas com água e pingue soro fisiológico no nariz.
Evite atividades físicas ao ar livre no período entre 10h e 17h.
Baldes com água e toalhas molhadas nos ambientes, aparelhos umidificadores e vaporizadores podem ser usados, mas as principais recomendações são ainda a hidratação oral e nasal.
Banhos muito quentes retiram a camada de proteção natural da pele, que fica mais ressecada. Por isso, os banhos devem ser rápidos e mornos. Usar hidratantes também é recomendado.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário