Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de agosto, de 2010 | 19:55

Cenário de rara beleza no Pico do Ana Moura

Alex Ferreira


PICO ANA MOURA

TIMÓTEO - O pico do Ana Moura é o ponto mais alto da região do Vale do Aço, com 864 metros de altitude em relação ao nível do mar. Lá estão instaladas várias torres de telecomunicações. É atrativo principalmente para os jovens e, para se firmar como um atrativo precisa ter resolvidos problemas pontuais, de segurança.
O pico é considerado um ponto apropriado para a prática de saltos esportivos e exibição devido às condições térmicas e velocidade do vento. Oferece ainda condições para a prática de outros esportes como montanhismo, rapel e treeking que já são praticados nas suas encostas.
O local já foi palco de campeonatos de vôo livre, mas há cerca de 10 anos o circuito foi encerrado por problemas identificados na área de pouso, no bairro Petrópolis e devido à interferência das torres de rádio e TV instaladas no alto do pico.
Também há no local um mirante de onde se contempla todo o Vale do Aço, além da cadeia montanhosa dos Cocais, que se inicia em Coronel Fabriciano e se estende em direção a Antonio Dias. A subida é quase toda pavimentada e o acesso se dá pelo bairro Ana Moura.
Melhorias, que segundo o diretor de departamento da Secretaria de Desenvolvimento econômico e Turismo, Sebastião Nonato Silva, são um incentivo à prática do turismo radical e ecológico.
Alex Ferreira


PICO ANA MOURA 23

Rampa
O empresário Everaldo Hermes Botelho Nunes explica que, após muitos anos sem investimentos, o percurso de 6,2 Km de estrada que leva ao pico foi toda vistoriada e recebeu placas de identificação, além de nova rampa para a prática de voos com paraglider, nos arredores da antiga rampa de madeira.
A rampa foi construída em uma área de terraplanagem gramada de acordo com orientações de pilotos profissionais da Associação de Voo Livre de Governador Valadares. Agora é necessário esperar pelo processo de oficialização da pista junto à aeronáutica e outros órgãos competentes. Everaldo acrescenta que já há pilotos praticando voos de paraglider no local. A nova rampa também permite voos de asa delta, mas falta espaço físico para a montagem das asas. Por isso, Timóteo ainda não recebeu a organização de um campeonato.
Eric Baraky


PICO ANA MOURA

Vandalismo
Quando inaugurada a rampa do pico do Ana Moura recebeu uma placa de identificação, com a inscrição de coordenadas geográficas. Confeccionada em aço inox, a placa foi levada pelos vândalos. Por causa da ação deles, frequentemente o acesso ao local fica cercado por arame farpado.
Empresas particulares que cuidam das estações repetidoras de telecomunicações, instalam as cercas com o objetivo de evitar aglomerações perto dos equipamentos. A prática, porém, é ilegal por se tratar de uma área púbica, de interesse turístico. A população deve ter acesso garantido ao patrimônio. A saída será uma negociação entre o município e as empresas.
 
LEIA MAIS:

Timóteo aproveitará potencial turístico - 14/08/2010
Empresa esclarece delimitação no acesso ao Pico Ana Moura - 17/08/2010
Alex Ferreira


PICO ANA MOURA 22

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário