08 de julho, de 2010 | 19:01
Menos cargas na BR-381
Usiminas e Vale assinam contratos para transporte de aço e minério de ferro
DA REDAÇÃO - A Usiminas e a Vale assinaram nessa quinta-feira (8) dois contratos relativos ao transporte de produtos siderúrgicos da Usina de Ipatinga (MG) e de minério de ferro proveniente da Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG). A movimentação de cargas será feita pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).A medida é anunciada no momento em que a BR-381, principal via de escoamento da produção siderúrgica do Vale do Aço enfrenta saturação com um traçado arcaico, aumento no fluxo de carros e de veículos de cargas. A rodovia deverá receber obras de ampliação somente a partir de 2015, caso o governo federal decida investir em um projeto de duplicação.
Produtos siderúrgicos
O contrato de frete de escoamento ferroviário de produtos siderúrgicos tem como objeto o transporte ferroviário no fluxo Usina de Ipatinga, passando pelo terminal Lafaiete Bandeira, em Ouro Branco (MG), com destino à Grande São Paulo. O prazo do contrato é de 6 anos.
Com o contrato, haverá um incremento do volume de transporte ferroviário (mínimo anual) de 744 mil t/ano para 990 mil t/ano a partir de 2011, representando um aumento de 32%.
Os benefícios para a Usiminas incluem o aumento da eficiência de escala no escoamento e redução de custo (ferroviário x rodoviário) estimada em R$ 1,9 milhão anuais.
Para viabilizar este incremento, a Usiminas acertou como a Vale uma operação para fabricar 150 vagões tipo plataforma, por meio da subsidiária Usiminas Mecânica. Esses vagões serão utilizados na malha ferroviária da Vale.
Minério de FerroJá o contrato de frete de abastecimento ferroviário de minério de ferro refere-se ao transporte de minério de ferro proveniente da Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu-MG, com destino à Usina de Ipatinga.
O prazo do contrato é de 5 anos.
Ele permitirá à Usiminas o incremento do volume mínimo anual de 120 mil t/mês para 155 mil t/mês de minério transportado, gerando aumento da eficiência de escala de abastecimento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















