07 de julho, de 2010 | 20:25

Eleição de diretores

Mais de 40 chapas disputam diretorias das escolas municipais de Ipatinga

Divulgação


ESTUDANTES SALA AULA

DA REDAÇÃO - A Secretaria Municipal de Educação (SME) homologou o registro de 43 chapas inscritas na disputa das eleições para as equipes diretivas das 37 escolas municipais de Ipatinga.
Sete escolas tiveram duas chapas inscritas – E.M. Artur Bernardes (Canaã), E.M. Paulo Freire (Planalto), E.M. Carlos Drummond de Andrade (Ideal), E.M. Jaime Morais Quintão (Jardim Panorama), E.M. Benvinda Moreira Pacheco, (Caravelas), E.M. Padre Cícero de Castro (Bom Retiro), e Centro de Assistência Multidisciplinar (Cenam) no Novo Cruzeiro. A E.M. Pato Donald, também no Novo Cruzeiro, não teve nenhuma chapa inscrita. As demais 29 escolas municipais têm apenas uma chapa concorrendo.

Até sexta-feira (9) as chapas apresentam em plenárias para a comunidade escolar seu Plano de Ação à frente da direção da escola pleiteada. Os 170 candidatos que pleiteiam cargos de diretor, vice e coordenador pedagógico desenvolveram o Plano da Ação da Chapa após uma capacitação ministrada entre 30 de junho a 3 de julho pelo sociólogo Rudá Ricci.

São dois momentos de campanha para cada chapa: uma reunião com pais, educadores e servidores da Educação e uma exposição das ideias com alunos em sala de aula. Somente nestas duas ocasiões o material de campanha aprovado pelo Comitê da escola será distribuído. A SME lembra que não é permitido o uso de carro de som e mídia pelos candidatos. A eleição acontece em 10 de julho, de 8h às 17h, em todas as instituições de ensino municipais.
Segundo o prefeito Robson Gomes, todo o processo é acompanhado de perto pela equipe de governo, que dá o suporte para que as eleiçõesocorram de forma transparente.
Critérios
 
O processo eleitoral é coordenado por um Comitê Central e, em cada escola, por um Comitê Eleitoral e de Ética - dois pais de alunos, dois professores e um funcionário administrativo.
O Comitê Central é composto por dois representantes da SME, um do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), um do colegiado de diretores, um do colegiado de coordenadores, um professor e um responsável por um aluno. Todos foram capacitados no dia 29 de junho.

O colégio eleitoral é composto por pais de alunos ou responsáveis e alunos acima de 12 anos; professores; e servidores administrativos da Educação. O voto será secreto. Será eleita a chapa que obtiver a maioria dos votos válidos apurados.
Os membros da equipe diretiva têm uma jornada de trabalho de oito horas diárias e o dever de dar assistência a todas as turmas e turnos da escola pela qual foram eleitos. Excepcionalmente, a chapa eleita nesse pleito terá um mandato de dois anos e meio. O próximo mandato terá a duração de três anos, sendo que a eleição deverá ocorrer até novembro de 2012.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário