03 de julho, de 2010 | 17:13

UPA Olaria muda atendimento

Acaba a ordem de chegada e começa a classificação de risco para priorizar emergência médica

Wôlmer Ezequiel


SALA PEQUENAS CIRURGIAS

TIMÓTEO – A partir desta segunda-feira (5), a rede municipal de saúde começa a utilizar o sistema de classificação de risco. O objetivo do novo procedimento é priorizar o atendimento de emergências e urgências que envolvam situação de risco ao paciente. Com a criação do protocolo clínico para a classificação da gravidade da situação, o atendimento não será mais por ordem de chegada, e sim pelo grau de emergência após avaliação da condição de saúde do paciente.
Para integrar o novo sistema houve a capacitação de 130 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Olaria II. Gerentes e enfermeiros das 15 unidades de atendimento básico do município também passaram por treinamento com o objetivo de orientar a população sobre o novo funcionamento da rede municipal.
Segundo o secretário de Saúde, José Fernando Peixoto, com a implantação do novo sistema a expectativa é que o tempo de espera seja reduzido e o risco de mortes evitáveis diminua. O secretário disse ainda que a UPA oferece uma sala equipada para pequenas cirurgias. “Todas essas instalações visam assegurar a comunidade um atendimento com qualidade semelhante à de um hospital”, ressaltou.

Aquisições
De acordo com o sistema de classificação de risco o paciente será encaminhado para a sala de atendimento correspondente. A administração municipal investiu R$ 65,5 mil em equipamentos para o atendimento a vítimas de insuficiência cardiorrespiratória, que representam até 10% dos casos encaminhados a UPA. “Nestes casos, é preciso estabilizar a saúde do paciente antes de ser encaminhado ao hospital, e isso será feito aqui”, informou o secretário José Fernando. Outros 30% dos casos podem ser atendidos nas unidades básicas de saúde.
A classificação será feita através de cores indicadas nas fichas

Cor da ficha    Tempo de espera           Tipo de atendimento

vermelha       atendimento imediato      Emergência (ressuscitação)
laranja           10 minutos                          emergência
amarelo         60 minutos                         urgência maior
verde              120 minutos                       urgência menor (UBS)
azul                 240 minutos                       eletivo encaminhamento (para UBS)
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário