08 de junho, de 2010 | 21:54
Irmão bicho, irmã planta”
Aberto ao público na Usipa, Projeto Xerimbabo 2010 convida visitante a refletir e se perceber como biodiversidade
IPATINGA A Usiminas promoveu, na manhã de ontem (8), na Lagoa da Pedreira, a abertura da 26ª edição do Projeto Xerimbabo. Estiveram presentes ao evento alunos do Colégio São Francisco Xavier, empregados da siderúrgica e autoridades municipais. A abertura do evento ficou a cargo da Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga. O projeto pode ser visitado até o dia 15 de setembro.
Durante seu pronunciamento, o prefeito interino de Ipatinga Nilton Manoel (PMDB) agradeceu à Usiminas e ao médico-veterinário e criador do Projeto Xerimbabo, Lélio Costa e Silva, pelo cuidado com aquele espaço e pela promoção do acesso de crianças à educação ambiental. Para Lélio, o local da abertura do projeto é o santuário do Centro de Biodiversidade da Usiminas.
Em entrevista ao DIÁRIO DO AÇO, Lélio afirmou que este pode ser o projeto que mais apela para a sensibilidade das pessoas. Com o título Quem é você, o projeto coloca o ser humano como o ponto alto da criação e o convida a conhecer os hábitos das plantas e dos animais. O objetivo é fazer com que as pessoas se reencontrem, se percebam como biodiversidade e vejam nos demais seres vivos um irmão”, resumiu o veterinário.
Lélio ainda acrescentou que os animais, mesmo agindo de forma instintiva, nos dão exemplos seguidamente. Eles são solidários, compreensivos, trabalham socialmente e preservam a natureza e o espaço onde vivem. Temos que buscar estes exemplos para o nosso cotidiano”, sugeriu. Durante a exposição do projeto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os irmãos bichos, plantas e conhecer atitudes que contribuem com um mundo melhor.
Frutos
Depois de 26 anos à frente do projeto de educação ambiental da Usiminas, Lélio assegurou que a proposta de educação ambiental já deu os primeiros frutos. As crianças de hoje têm uma percepção melhor e mais ágil sobre as questões ambientais e já cobram atitudes dos pais. Eu as chamo de crianças do terceiro milênio e tenho uma visão bastante otimista. Apesar de ainda vermos algumas catástrofes, com o acesso atual à informação, também vemos muitas ações e modos de pensar diferentes”, justificou o médico-veterinário.
Para ele, um dos exemplos de que vale a pena confiar nas pessoas e nas crianças é o promotor de Defesa do Meio Ambiente de Ipatinga, Walter Freitas de Moraes Júnior. Ele foi uma das pessoas que, quando criança, participou das primeiras edições do Xerimbabo e hoje trabalha na defesa do meio ambiente”, apontou Lélio. Walter acrescentou que fez parte da turma que visitou a primeira edição do Projeto Xerimbabo. Fui criado em Ipatinga e o Projeto Xerimbabo fez parte da minha formação. Foi uma experiência pessoal muito marcante e que pode efetivamente ter influência na formação pessoal e moral destas crianças e jovens que passaram por aqui hoje”, analisou o promotor.
Novidades
Durante a abertura do evento, o vice-presidente Industrial da Usiminas, Omar Silva Júnior, anunciou duas novidades. Uma delas foi que a Usiminas passou a gerenciar o Projeto Xerimbabo, o que deu um novo significado à sigla Cebus: Centro de Biodiversidade da Usiminas. O promotor Walter Freitas lembrou que o Plano Diretor de 2006 previa a destruição do Cebus para a construção de um condomínio de luxo. A área foi definitivamente protegida a partir de uma ação civil pública do Ministério Público, juntamente com outros 2,5 milhões de metros quadrados de áreas verdes urbanas do município. Agora, estão todas destinadas à proteção ambiental”, ressaltou Walter.
A segunda novidade anunciada foi a ampliação do Projeto Xerimbabo. Em 2008, a Usiminas adquiriu uma unidade de mineração na região de Serra Azul, próxima aos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, como Itaúna, Brumadinho e Itatiaiuçu, entre outros. Os planos da empresa são de levar o projeto para esta região ainda neste ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]