
28 de maio, de 2010 | 21:22
Eleição contará com 11 seções especiais
Mais de três mil deficientes e idosos votarão em locais acessíveis na eleição extemporânea deste domingo
IPATINGA A eleição extemporânea deste domingo (30), que definirá o novo prefeito de Ipatinga, será a primeira do município a oferecer instalações adequadas ao atendimento dos eleitores portadores de deficiência física, com dificuldade de locomoção e maiores de sessenta e cinco anos.
A novidade cumpre o que estabelece a resolução nº 788, de 15 de setembro de 2009, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A legislação determina que cada zona tenha no mínimo uma seção especial, e que todas elas estejam instaladas em local de fácil acesso, sempre nos andares térreos dos prédios.
Segundo informações dos cartórios eleitorais da cidade, na 130ª Zona Eleitoral, o local destinado a abrigar a seção especial (181) foi a escola Altina Olívia Gonçalves, no bairro Iguaçu. Já na 348ª Zona Eleitoral, as seções especiais ficam no Colégio Leonardo da Vinci, no Cariru, e no Colégio Tiradentes e na Escola Manuel Izídio, no Centro.
A 131ª Zona Eleitoral, por sua vez, definiu que as escolas Nacif Selim de Sales, no Canaã; Deolinda Tavares Lamego, no Bethânia; Geraldo Gomes Ribeiro, Limoeiro; Caetana América de Meneses, Barra Alegre; e Manoela Soares Bicalho, no Vila Celeste, abrigarão as seções especiais.
O chefe de cartório da 348ª Zona Eleitoral, Deusmiro Brasil, lembra, contudo, que as seções especiais só atenderão aos eleitores que solicitaram a troca dentro do prazo estabelecido pela Justiça. As trocas foram feitas até o início do mês. Agora, as alterações só voltarão a ser realizadas após as eleições presidenciais de 3 de outubro, porque os cadastros já foram fechados”, informou Deusmiro.
Ao todo, no pleito de amanhã, 3.019 pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos votarão em seção especial. Como a resolução é nova, é possível que muitas pessoas ainda não tenham tomado conhecimento. Provavelmente, mais pessoas se beneficiarão deste conforto nos próximos pleitos”, considerou Deusmiro.
Avanço
Para o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Ipatinga (Adefi), Eustáquio de Oliveira, a resolução representa um avanço, por ser mais uma medida em favor da cidadania e da dignidade dos deficientes físicos e idosos.
Em todo pleito, nós, deficientes, encontramos muita dificuldade para votar. Precisar ser carregado até a urna, nos locais onde há escadaria, é algo que afeta a dignidade da pessoa, que se pergunta: Por que eles não pensaram em mim?”, comenta.
Segundo Eustáquio, em todas as eleições há casos de pessoas que deixam de votar por não encontrarem condições adequadas para exercer o direito. A expectativa da Adefi é que outros empecilhos possam, futuramente, ser também eliminados. É claro que a criação de seções especiais já é um grande avanço. Mas há várias outras questões a serem consideradas, como o deslocamento do deficiente da casa dele até o local de votação. Qualquer restrição ao direito de ir e vir pode comprometer também o direito ao voto”, apontou.
Últimas urnas são programadas
Na tarde desta sexta-feira (28), funcionários da Justiça Eleitoral prepararam as últimas urnas para o pleito de amanhã. Ao todo, serão 560 máquinas: 190, da 130ª Zona Eleitoral, 195 da 131ª e 175, da 348ª. Também foram preparadas urnas extras, para serem usadas em possíveis emergências.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]