DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

27 de maio, de 2010 | 23:00

Usiminas busca licenciamento

Misturador de matérias-primas vai processar 19.200 toneladas/dia

Arquivo Supram


MISTURADOR

DA REDAÇÃO – Reunião ordinária do Conselho de Polícia Ambiental, realizada na quarta-feira (26) em Governador Valadares, tratou de vários empreendimentos industriais do Vale do Aço. O mais vultoso deles foi o pedido de Licença Prévia concomitante com Licença de Instalação (LP+LI) para o Misturador Intensivo de Matérias-Primas. Trata-se de um empreendimento da classe 6, que deverá funcionar com a nova Coqueria 3.
O Misturador Intensivo é um equipamento que compõe a Planta de Sinterização, responsável pelo processamento das matérias-primas minerais para produzir a mistura de matérias primas, material posteriormente enviado aos altos-fornos, para a produção do ferro-gusa. O Misturador Intensivo recebe as matérias-primas: minério de ferro, calcário, dolomita, cal, pós-reciclados dos sistemas de despoeiramento. Após serem homogeneizadas e micropelotizados, os produtos são enviados para a Máquina de Sinterização, onde é produzido o sínter bruto.
No meio do processo, a mistura recebe a adição de água para chegar à homogeneização entre todas as matérias-primas.

Impactos
O novo Misturador de Matérias-Primas, a ser construído na Usiminas em Ipatinga, terá capacidade de produção 800 toneladas/hora e 19.200 toneladas/dia. O prazo previsto para a instalação e início de operação do equipamento é de oito meses.
O pedido foi levado para a reunião do Copam com parecer favorável da área técnica da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram). Como o misturador será instalado junto a outros equipamentos na Sinterização da Usina Intendente Câmara, em operação há quase 50 anos, o empreendimento não deverá causar intervenção expressiva no ambiente local.
No relatório sobre poluição sonora, o processo apresentado ao Copam informa que os ruídos gerados serão acompanhados pelo Programa de Monitoramento de Ruídos da empresa; em relação à geração de poeira, o controle será por meio de filtros; e na contaminação do solo a solução apontada é a destinação dos esgotos para tanques sépticos. O novo misturador deverá consumir 1,250 mil metros cúbicos de água por dia.
A empresa deverá enviar, anualmente, resultados das análises de controle do equipamento.
Arquivo Supram


MISTURADOR
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário