12 de maio, de 2010 | 23:00
De olho no tacógrafo
Aferição é obrigatória em veículos de transporte de carga e passageiros
IPATINGA Com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas estradas, o Inmetro iniciou, em 2008, um processo para aferição obrigatória do cronotacógrafo. Mais conhecido como tacógrafo, todos os veículos de transporte de carga e passageiros devem possuir o instrumento, segundo o Código de Trânsito.Os prazos finais para a realização das verificações metrológicas, estabelecidos pela Portaria n.º 444/08 do instituto, começaram a vencer em agosto do ano passado. Apesar disso, grande parte dos veículos da região ainda não foi submetida aos procedimentos.
É o que revela Marcelo Lacerda, proprietário da única oficina credenciada pelo Inmetro na região, a Lacerda Auto Acessórios, no Jardim Panorama. Segundo Marcelo, veículos escolares e de passageiros em geral, que tinham até o ano passado para buscar a certificação do Inmetro, têm circulado no trânsito de forma irregular. Entre os veículos de carga perigosa, cerca de 90% passaram pelo ensaio aqui na região. Os proprietários dos outros veículos obrigados, no entanto, ainda não se atentaram para a legislação, que pode acarretar em multa e colocar em risco a vida de muitas pessoas”, alerta.
Marcelo lembra que o tacógrafo é um instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento. Por meio da certificação do Inmetro, busca-se dificultar a adulteração do equipamento e garantir a segurança no trânsito. Muitos motoristas adulteram os tacógrafos para que possam circular com velocidade acima da permitida. Com a aferição obrigatória, isso é controlado. O tacógrafo passa a ser a caixa-preta do veículo, o que ajuda também na investigação de acidentes de trânsito”, ressalta.
Procedimento
Realizado por técnicos treinados pelos fabricantes, o ensaio metrológico é dividido em várias etapas. Primeiramente, é feita a conferência do tacógrafo fora do veículo. Se não houver problemas, segue-se a selagem da caixa de marchas e do painel. Após instalação do equipamento, o veículo é levado para uma pista de simulação, onde percorre uma distância de 2 mil metros. Todo o procedimento é filmado e fotografado. O relatório é encaminhado junto com as fotos para o Inmetro, onde é feita a análise para a liberação do certificado de verificação. A validade do documento é de 2 anos, desde que mantidas as marcas de selagem e as características metrológicas do instrumento. O Inmetro cobra uma taxa fixa de R$ 149,09 para a realização do ensaio.
Credenciamento
Atualmente, há apenas cinco oficinas credenciadas para realizar ensaios em todo o Estado. Em Belo Horizonte, segundo Marcelo, a procura pelo procedimento tem gerado filas. Os agentes de trânsito já estão cobrando o certificado de verificação nas estradas. Aqui no Vale do Aço, acho que por falta de informação e de fiscalização, os motoristas estão só adiando o procedimento. Mas é importante que se apressem, porque essa é uma medida que visa, antes de tudo, proteger os cidadãos no trânsito”, aconselha. A Lacerda Auto Acessórios fica na Praça Brasília, 130, Jardim Panorama.
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