
24 de abril, de 2010 | 22:00
Jovens residentes na região podem se alistar até junho
Prazo é diferente em municípios onde não há unidades das Forças Armadas
IPATINGA Nas últimas semanas, o Ministério da Defesa intensificou por meio de peças institucionais a obrigatoriedade do alistamento militar pelos jovens que completaram ou que completarão 18 anos em 2010 (nascidos em 1992). A campanha lembra que o prazo final para a apresentação ao Exército vence no dia 30 de abril.
Nos municípios do Vale do Aço, porém, como em outras localidades do Brasil, os jovens têm um prazo maior para se alistar sem incorrer em multa. É o que esclarece o tenente Crevelaro, responsável pela 12ª Delegacia de Serviço Militar e 117ª Junta de Serviço Militar, em Ipatinga, e coordenador do alistamento realizado em 23 cidades da região.
De acordo com Crevelaro, no Vale do Aço o prazo para o alistamento vai até 30 de junho. A diferença deve-se à inexistência, na região, de unidades das Forças Armadas ou Tiro de Guerra, explica.
O prazo mencionado no comercial diz respeito apenas aos municípios tributados, ou seja, onde há unidades das Forças Armadas ou Tiro de Guerra, o que não é o caso da região. Aqui, os jovens são dispensados do serviço militar. Por isso, o prazo é diferente”, esclareceu.
As cidades mais próximas de Ipatinga onde há formação de atirador (Tiro de Guerra) são Governador Valadares e Caratinga.
Procedimento
Para se alistar, o jovem que reside em Ipatinga deve comparecer à Junta de Serviço Militar, na rua João Napoleão da Cruz, 185, Centro, de segunda a quinta-feira, das 7h às 13h. É aconselhável chegar cedo, porque o atendimento limita-se a 25 pessoas por dia. Residentes em outras cidades da região devem procurar a Junta Militar mais próxima de sua residência.
A documentação exigida é a certidão de nascimento ou prova equivalente, comprovante de residência e duas fotos recentes tamanho 3x4. Brasileiros que moram no exterior devem alistar-se na embaixada e se apresentar todo ano, até o retorno para o Brasil, quando poderão requerer o documento de dispensa.
Números
Todos os anos, cerca de 1% da população dos municípios se alista, conforme o responsável pela 117ª Junta de Serviço Militar. Em Ipatinga, isso representa aproximadamente 2,4 mil jovens. Somente em março deste ano, foram mais de 400 alistamentos.
O jovem que não se alista dentro do prazo fica em débito com o serviço militar e passa a ser convocado continuamente. A penalidade para o delito é o pagamento de uma multa. Além disso, os que não se alistam, chamados refratários, não podem tirar passaporte, prestar concurso público, ser funcionários de órgão do governo, matricular-se em instituição de ensino e assinar contrato com a administração pública.
Conforme o tenente Crevelaro, o jovem que descumpre a lei também encontra dificuldades no mercado de trabalho. As empresas dificilmente contratam jovens em situação irregular com a Justiça. É preciso ficar alerta ao prazo”, adverte.
Fases do alistamento
Em municípios não tributados (caso de Ipatinga e demais municípios do Vale do Aço), a solicitação do certificado de dispensa de incorporação é feita imediatamente após o alistamento. Já nos municípios que contam com unidades das Forças Armadas ou Tiro de Guerra, os alistados participam de uma seleção, que ocorre, normalmente, no mês de julho. Os selecionados são distribuídos nas unidades e, após 10 meses de adestramento, formam-se soldados. Em seguida, alguns têm baixa e outros, por demonstrarem aptidão, engajam-se na carreira. O telefone da 117ª Junta de Serviço Militar, em Ipatinga, é (31) 3829-8470.
Carreira militar atrai jovens
Se no passado a possibilidade de ser convocado pelo Exército provocava verdadeiro pavor na maioria dos jovens, hoje é diferente. A estabilidade oferecida pela carreira militar, ao lado da possibilidade de crescimento profissional, tem despertado o interesse deles. Prova disso é que, segundo Crevelaro, em 2008, 99% das incorporações foram voluntárias.
Segundo o tenente, a carreira tem atraído até mesmo as mulheres, que costumam aparecer na Junta Militar querendo se alistar.
Crevelaro esclarece que residentes em municípios não tributados e meninas só podem entrar para o Exército através de concurso público.
A obrigatoriedade do serviço militar foi instituída, por lei, em 1908. Naquele tempo, a legislação determinava que o recrutamento fosse realizado por meio de sorteio. De lá para cá, uma série de leis e decretos sobre o assunto entraram em vigor até que, em agosto de 1964, foi promulgada a Lei do Serviço Militar, válida até hoje.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]