
29 de março, de 2010 | 12:00
Carteira que dá dor cabeça
Documento está demorando cerca de 30 dias para ser entregue
IPATINGA A demora na entrega da carteira de identidade pelo setor de identificação da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil tem gerado inúmeras reclamações em Ipatinga. Insatisfeitas com o prazo de trinta dias, em média, para o recebimento do documento, algumas pessoas entraram em contato com o DIÁRIO DO AÇO para reclamar do que consideram uma irregularidade.
A reportagem procurou esclarecimentos junto ao setor de identificação, atualmente em funcionamento no Centro de Vocações Tecnológicas (CVT) no bairro Veneza I, e foi encaminhada para o delegado regional de Polícia Civil, João Xingó de Oliveira.
O titular da 1ª DRPC prometeu providências e garantiu que o problema será resolvido o mais rápido possível. Não estamos aqui pra brincar de polícia e para atender mal à população, de forma nenhuma. Então, isso será revisto com medidas que ocorram de uma maneira que possa atender bem a população, porque é ela que paga o meu salário e o salário dos funcionários que lá trabalham”, afirmou.
Há uma semana à frente dos trabalhos na regional de Ipatinga, o delegado estranhou o fato de o assunto ter sido levado pela reportagem. Em Caratinga, que é a cidade de onde venho, demoramos dois dias para entregar a identidade” comentou.
Segundo João Xingó, será feita uma visita às instalações do setor de identificação. Ainda segundo o delegado, a população reclama com razão, diante dos 30 dias, em média, para a entrega do documento.
Explicação
O chefe do setor de identificação da 1ª DRPC, Nilson Lima, explicou que algumas carteiras que registram maior atraso na entrega são as de segunda via que, em alguns casos, são encaminhadas para Belo Horizonte, onde é feita a atualização de cadastro.
Já as de primeira via são entregues em um prazo médio de cinco dias. Nilson ressalta que a unidade de Ipatinga atende moradores de todo o Vale do Aço e de outras localidades como São Cândido (Caratinga), Ipaba, Inhapim e pessoas de outros Estados em trânsito pela região. Estamos com a demanda alta. Confeccionamos em média 80 carteiras por dia”, relatou.
O setor de identificação de Ipatinga é formado por uma equipe de cadastradores, coletor de impressão digital, atendentes de balcão e classificador. O setor fica na avenida Macapá, 675, no bairro Veneza I e atende no horário das 9h às 16h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]