
06 de março, de 2010 | 16:45
Fabriciano reivindica designação de uma mulher para a delegacia
A Delegacia de Mulheres é comandada há cinco anos pelo delegado Alexsander Esteves
FABRICIANO - Há seis meses o Conselho da Mulher Empreendedora e a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano fizeram um pedido junto à Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais para a designação de uma delegada para assumir a Delegacia de Mulheres no município. A reivindicação é para que as vítimas tenham mais liberdade na hora das ocorrências e de fazer denúncias. Desde que o pedido foi levado oficialmente à Secretaria de Segurança Pública nenhuma resposta foi dada.
A Delegacia de Mulheres de Coronel Fabriciano é comandada há cinco anos pelo delegado Alexsander Esteves, desde que a última delegada foi afastada. Segundo o atual delegado, não há nenhum problema de constrangimentos no atendimento dos casos. A maior parte dos registros são casos de agressão que devem ser tratados também pela Polícia Militar”, diz.
O delegado informou ainda que a maior parte do efetivo da delegacia é hoje composto por mulheres e quando há casos de crimes sexuais as vítimas são atendidas por escrivãs e outras funcionárias para facilitar o relato.
Para a diretora de Assuntos do Poder Público, do Conselho da Mulher, Rosângela Mendes, a delegacia está em perfeito funcionamento, mas a ausência de uma delegada deixa as mulheres constrangidas durante as ocorrências. Quando há a presença de uma delegada as mulheres sentem mais liberdade para relatar problemas e queixas.
A assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais informou que não há previsão para a designação de uma delegada para Coronel Fabriciano. A polícia civil do Estado está em processo de seleção para contratação de novas delegadas para Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]