CADERNO IPATINGA 2024

25 de fevereiro, de 2010 | 21:20

Parque do Rio Doce ganha portal no bairro Macuco

Centro de Visitantes promete integrar comunidade à reserva

Wôlmer Ezequiel


CENTRO

TIMÓTEO – Maior área de Mata Atlântica preservada de Minas Gerais, o Parque Estadual do Rio Doce (Perd), localizado nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, ganhou na tarde de ontem mais um portal: o Centro de Visitantes do Macuco. Inaugurado pelo secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Shelley Carneiro, e outros representantes do instituto, o centro promete integrar a comunidade à reserva e fomentar o turismo local.
Simultaneamente à solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, participava do “Encontro sobre a biodiversidade mineira”, realizado no próprio parque e que contou com a presença de ambientalistas de todo o Estado.
O Centro de Visitantes do Macuco é o principal acesso à trilha Lagoa da Juquita, um passeio a pé de 3,6 quilômetros em área de Mata Atlântica primária. No local, os turistas podem adquirir informações sobre o parque, e a comunidade tem a possibilidade de expor trabalhos, como artesanatos.
Diretora de áreas protegidas do Estado, Nádia Araújo destacou que a inauguração do centro completa um trabalho que vem sendo realizado desde 2003. “Estamos finalizando a implementação das infraestruturas das unidades de conservação abertas à visitação pública. O Parque do Rio Doce é uma delas, destacando-se por apresentar a melhor estrutura e um centro de pesquisa referência”, salientou. 
Segundo Nádia, a trilha da Juquita tem um apelo muito expressivo para o ecoturismo e isso trará grandes benefícios à região.

União
O secretário-adjunto de Meio Ambiente e diretor-geral do IEF, Shelley Carneiro, destacou a importância de se enxergar no centro um instrumento de integração social. “O centro é uma plataforma de união com a sociedade. Permite que a população sinta-se parte da unidade”, apontou.
O gerente do Perd, Marcus Vinícius de Freitas, frisou, por sua vez, que esta é uma grande oportunidade de se desenvolver no parque um trabalho de geração de emprego e renda. “Nossos monitores são pessoas da própria comunidade, que foram capacitadas para receber o turista da melhor forma. É um trabalho ímpar que estamos realizando no local”, destacou. Os interessados em conhecer a trilha devem agendar a visita pelo telefone (31) 3848-5026.

Unidade de Pesquisa
Além do Centro de Visitantes, a comitiva inaugurou ontem a Unidade de Apoio a Pesquisa e Fiscalização do Revés de Belém, considerado pelos representantes do IEF um marco do movimento ambientalista nacional. A área conta com o apoio da Polícia Ambiental, laboratórios, alojamentos para pesquisadores e uma casa de vigilantes.
A diretora de áreas protegidas do Estado, Nádia Araújo, informou que 60% das pesquisas realizadas saem de estudos de científicas da Mata Atlântica do Parque do Rio Doce, o que representa um grande apelo à conservação e investimento no centro de pesquisas da unidade. Atualmente, conforme Marcus Vinícius de Freitas, 64 trabalhos científicos, desenvolvidos por diversas universidades do país, estão em andamento. Com a inauguração da unidade, novos trabalhos poderão ser avaliados e aprovados.

Programação
Nesta sexta-feira, outras obras serão inauguradas no parque. Às 11h, o governador Aécio Neves e o vice-governador, Antonio Anastasia, entregam à comunidade o Posto de Fiscalização do Salão Dourado, o Centro de Visitantes, Centro de Treinamento, Centro de Pesquisa, Viveiro e Galpão de Sementes e o deck da Casa de Tábuas e Prainha, com investimentos de aproximadamente R$ 2,7 milhões.
Riqueza no “quintal de casa”
Em conversa com a reportagem na tarde de ontem, moradores do bairro Macuco se mostraram alheios aos investimentos ora feitos no parque. Os que tinham conhecimento da inauguração do Centro de Visitantes do Macuco, no entanto, demonstraram entusiasmo. É o caso do aposentado Marinho Valentino, para quem a falta de um acesso próximo afastava a comunidade da reserva. “Com esse Centro de Visitas, a população fica mais estimulada a conhecer o parque. Ficou mais fácil pra gente”, resumiu. 
Ciente da riqueza natural que o Macuco possui, o presidente da associação de moradores do bairro, Fabiano Ferreira dos Santos, revela já ter feito a trilha com um grupo de amigos: “A lagoa e a trilha são maravilhosas. É importante que a população saiba dessa beleza natural que a cidade possui e que ainda é pouco divulgada”, destacou.
Fabiano acredita que, com a inauguração do centro, o bairro será mais valorizado e o município ganhará mais visibiidade: “Se investirem em uma infraestrutura bacana e for bem divulgado, o Perd poderá receber até mesmo visitas de estrangeiros durante a Copa do Mundo em 2014. Será um grande ganho para Timóteo e Minas Gerais”, confia o presidente.
Fabiano acredita ainda que o centro ajudará a revelar talentos locais. “No Macuco, há muita gente talentosa que, infelizmente, não tem grandes oportunidades. Com o galpão para exposição de trabalhos que existe no centro, a cultura local vai ser valorizada, o que gera emprego e renda para o bairro”, pontua.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário