19 de fevereiro, de 2010 | 19:33
Aulas de direção à noite
Projeto depende da sanção do presidente, mas já cria polêmica
IPATINGA - Os centros de formação de condutores terão que ensinar aos novos candidatos a motoristas a também dirigir à noite. É o que determina o Projeto de Lei 1015/07 aprovado no último dia 10 pelo Senado Federal. Caso a proposta seja sancionada pelo presidente Lula, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir a carga horária das aulas noturnas. Atualmente são necessárias 20 horas de aula prática e 45 horas de aula teórica. Embora a recomendação já exista em resolução, não há exigência de aulas de direção à noite.
O objetivo, segundo o autor da matéria, deputado federal Celso Russomano (PP-SP), é evitar que as pessoas obtenham a carteirade habilitação sem ao menos saber ligar o farol do carro. As estradas estão congestionadas de dia porque as pessoas têm medo de dirigir à noite. Porque não aprenderam. Para dirigir barco e avião, é preciso ter aulas à noite. Carro é a mesma coisa”, pondera.
A Polícia Rodoviária Federal considerou a iniciativa válida, mas avalia que o melhor seria obrigar os novos condutores a aprenderem a dirigir em estradas. Segundo o órgão, a maioria dos acidentes ocorre de dia porque o fluxo de veículos é maior. Por ano, morrem 7.000 pessoas nas estradas brasileiras e ocorrem cerca de 130 mil acidentes.
Polêmica
Antes mesmo de entrar em vigor, o projeto já levanta polêmica entre alunos e instrutores. Proprietária de uma autoescola, Alva Lucia Coura disse ser favorável ao projeto e explica que somente a teoria de como se dirige à noite não é o suficiente para uma boa formação do condutor.
Por mais que eu fale das condições adversas na via durante a noite, o aluno não consegue ver isso na prática. A partir do momento que o aluno passar a fazer aulas à noite ele vai conseguir assimilar o que aprendeu em sala de aula”, mencionou, acrescentando que ela sempre aconselha aos seus alunos mesmo que ainda não seja obrigatório a fazerem aulas à noite. Embora a instrutora seja favorável ao projeto, ela questiona: Se a lei entrar mesmo em vigor, qual será o procedimento da fiscalização?”.
Já a instrutora Edna Dias Santos Franco tem opinião oposta. Ela foi enfática ao se posicionar totalmente contrária à proposta. Segundo Edna, não há um estudo que mostre que aprender a dirigir à noite vai reduzir o número de acidentes. Querem prevenir acidentes, mas a maioria deles ocorre durante o dia e por causa de imprudência, não porque o condutor deixou de fazer aulas de direção à noite”, argumenta.
O que você acha da lei que obriga aulas de direção à noite?
Ailton Alves Sabino, 37, pedreiro
Acredito que aprender a dirigir à noite deve ser mais complicado, mas não tão mais difícil que de dia”.
Roseni Ferraz, 41,pedagoga
Sou contra porque essa lei não vai mudar o comportamento de dirigir dos motoristas quando eles estiverem no trânsito”.
Júlio César Mendes Rosa, 21, instrutor
Eu acho bom, porque durante a noite tem menos trânsito e as vias estão mais tranquilas para dirigir”
Talisson Sinésio Silva, 19, estudante
A ideia é legal. Os alunos têm que ter a experiência também à noite. Mas, e aqueles que não podem fazer aula neste horário?
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]