05 de fevereiro, de 2010 | 19:45

Perd inaugura obras dia 24

Aécio Neves vem inaugurar reestruturação que inclui calçamento de acesso e reformas da estrutura do Parque Estadual do Rio Doce em Marliéria e Timóteo

Alex Ferreira


ESTRADA DOM HELVÉCIO DENTRO DO PARQUE

DA REDAÇÃO – O Parque Estadual do Rio Doce (Perd), considerado reserva da biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU), inaugura, nos dias 23 e 24 de fevereiro, as obras de reestruturação do local. De acordo com o gerente do Perd, Marcus Vinícius de Freitas, a primeira solenidade será a de reinauguração do Centro de Visitantes do Macuco, em Timóteo. O evento está marcado para o dia 23 (terça-feira), a partir das 15h, com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho.
Ao lado do Centro de Visitantes fica o acesso à trilha de 3,7 km até a Lagoa Juquita. “O objetivo da trilha é ser mais um atrativo para potencializar os demais oferecidos pela região”, afirma Marcus Vinícius. As visitas à trilha devem ser agendadas por meio de roteiro turístico a ser adquirido na agência Regina Turismo, em parceria com a ArcelorMittal ou pela rede pública municipal de ensino, e serão guiadas por monitores da região, capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Aécio Neves na inauguração
No dia 24 (quarta-feira), a partir das 11h, as demais obras da unidade de conservação serão inauguradas com a presença do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Uma delas é o calçamento poliédrico (pedras) da Estrada-Parque Dom Helvécio, num trecho dentro da unidade. A obra foi incluída no Programa de Pavimentação de Ligações aos Municípios (ProAcesso), a cargo da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop).
Entre as outras reformas estão a do laboratório junto ao viveiro, com novos alojamentos masculinos e femininos, da casa de vigilantes, dos 16 apartamentos no Centro de Treinamento, dos banheiros da área de camping, do restaurante, da portaria e do centro de manutenção. Falta ainda o calçamento da estrada entre a portaria do Perd e a sede do município de Marliéria, passando pelo pico Jacroá.
Foram construídos ainda um ponto de apoio para barqueiros, para a fiscalização no Salão Dourado, em Cava Grande, um galpão e sistema de irrigação no viveiro de mudas e outro ponto de apoio para a Polícia Militar na Ponte Perdida.
Marcus Vinícius informou ainda que se encontra em andamento o processo de licitação para o serviço de barcos, voltado aos turistas no Perd. O termo de referência e o edital já foram publicados e o processo deve ser concluído até março.
Cobranças pela MG-760
A vinda do governador ao Parque Estadual do Rio Doce é vista como uma oportunidade para questionamentos sobre os entraves para a pavimentação da MG-760, estrada que liga Timóteo a São José do Goiabal. Quando passou por Timóteo na segunda-feira (1º), o assessor especial da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Avelar, informou que “entraves ambientais” dificultam o desenvolvimento da obra de pavimentação.
Ontem, por telefone, o assessor explicou que falta a conclusão dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA), sob responsabilidade da empresa Engesolo. Já existe orçamento para o serviço, mas não há previsão de conclusão do EIA. “Sabemos que há empenho do vice-governador Anastásia para resolver a questão. Ele já foi procurado por diversas lideranças, inclusive o deputado federal Alexandre Silveira, e há interesse em resolver a questão”, frisou o assessor.
Paulo Avelar explica que o projeto de engenharia do trecho entre São José do Goiabal e Cava Grande, em Marliéria, já está pronto, e a obra já poderia ser licitada. Isso só não acontece, explica Avelar, porque falta a aprovação do EIA. “A maior parte dessa estrada margeia a reserva ambiental e isso implica dificuldades para aprovação da obra”, acrescenta.
Avelar também aponta como dificultador para a liberação da obra o contorno rodoviário de Timóteo, um desvio de 16 quilômetros entre Cava Grande e o bairro Limoeiro, uma vez que o atual trecho, via bairro Ana Rita, não comportaria o tráfego.
Na saída para o contorno rodoviário, ainda será preciso construir um viaduto com 600 metros de extensão sobre o rio Piracicaba e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, para acesso ao contorno rodoviário da BR-381. Como não há conclusão dos projetos, a obra não consta da previsão orçamentária do Estado em 2010.
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