08 de janeiro, de 2010 | 16:34

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nos açougues

Ação integra projeto de apoio e incentivo à melhoria da qualidade de produtos e serviços do ramo em Timóteo

Wilson Freitas


AÇOUGUES TIMÓTEO

TIMÓTEO – Você conhece a procedência da carne que você e sua família comem? Já parou para pensar que vocês podem cconsumir carne de animais que não passaram por nenhum controle sanitário? Pensando no bem estar dos consumidores de Timóteo, a Vigilância Sanitária vai intensificar, a partir de segunda-feira (11), a fiscalização nos açougues, casas de carne, supermercados e mercearias de Timóteo.

A ação integra o “Projeto de Apoio e Incentivo à Melhoria da Qualidade de Produtos e Serviços da Alimentação”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária) desde o início do ano, primeiro, com as padarias e agora com açougues. O objetivo é garantir que os produtos que você leva à mesa da sua casa estão de acordo com as normas higiênicas e sanitárias previstas em Lei.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Timóteo, José Aparecidos Santos, explica que durante as visitas serão verificadas as condições de higiene do local, manuseio do produto, armazenamento e exposição das mercadorias e, claro, a qualidade da carne vendida.

“Além de educar e fiscalizar os comerciantes, o projeto visa orientar os consumidores para que evitem comprar alimentos de procedência duvidosa, que pode trazer inúmeros problemas para sua saúde”, alerta.

Atualmente, 40 estabelecimentos são cadastrados para comercializar carne no município. Todos serão fiscalizados. Já o comércio de carne em feira livre, em Timóteo, é proibido desde 2004. O projeto é desenvolvido em parceria com o Comitê Macro Regional de Vigilância Sanitária e Gerência Regional de Saúde (GRS) – Secretaria de Estado de Saúde.

Treinamento
Antes de iniciar a fiscalização dos estabelecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária) realizou a capacitação dos proprietários e funcionários dos açougues de Timóteo. O curso foi oferecido gratuitamente pela Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Timóteo.

Trinta e oito dos 40 estabelecimentos (cadastrados) que trabalham com carne no município participaram do treinamento. Foram dois dias de curso, ministrados por um veterinário e nutricionista da Vigilância Sanitária de Timóteo. O curso tem como objetivo garantir mais higiene e práticas corretas na manipulação de alimentos conforme as normas da Anvisa.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Timóteo, José Aparecido, antecipa que a proposta da atual administração é ampliar o projeto para outros comércios do ramo alimentício, entre eles, lanchonetes (qualidade da maionese) e ambulantes (churrasquinhos).

“Estamos oferecendo a condição (treinamento e orientação) para que os estabelecimentos exerçam suas atividades dentro das normas higiênico-sanitárias, com isso, melhorando a qualidade do produto e da saúde da população”, detalha.

Carne
Segundo o médico veterinário da Vigilância Sanitária de Timóteo, Milton Oliveira, o Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, sendo que 50 a 70% do total das carnes comercializadas é proveniente de abates clandestinos. Para o veterinário, a pouca eficiência da Epidemiologia no Brasil, resulta na venda de produtos sem inspeção e sem higiene.

Conforme explicou Oliveira, o abate clandestino de animais além de produzir carne de qualidade inferior, é feito sem higiene e expõe o consumidor a riscos de toxinfecção. Cabe à casa de carnes exigir dos frigoríficos fornecedores que se adéquem às normas sob pretexto de recusa dos insumos comercializados.

O veterinário completa que só é considerada carne de açougue, os animais abatidos sob inspeção veterinária segundo o órgão regulador (Riispoa). O produto sem inspeção é ilegal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário