
11 de outubro, de 2009 | 00:00
Projeto branding da Usiminas é eleito o melhor do país em 2009
Siderúrgica conquista o Prêmio Aberje na categoria Comunicação de Marca
DA REDAÇÃO - O trabalho de branding da Usiminas foi eleito o melhor realizado no Brasil em 2009, de acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), responsável pela principal premiação do país na área de comunicação. O intenso trabalho de revitalização da marca da empresa foi desenvolvido em seis meses por uma equipe multidisciplinar e contemplou um planejamento com ações específicas para o público interno e externo. O projeto conquistou o primeiro lugar do Prêmio Aberje na categoria nacional Comunicação de Marca. O evento de premiação foi realizado quinta-feira (08/10) em São Paulo.As boas práticas desenvolvidas pela empresa no último ano na área de comunicação também levaram à conquista do prêmio de empresa do Ano em Comunicação Empresarial e o título de Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial, concedido ao presidente Marco Antônio Castello Branco, na etapa regional Minas Gerais e Centro-Oeste.Além de conquistar o primeiro lugar nacional na categoria Comunicação de Marca, a Usiminas também teve mais duas iniciativas de comunicação reconhecidas com o prêmio regional da Aberje. Os projetos Reinventando e o Relatório Anual 2008 venceram a etapa Minas Gerais e Centro-Oeste. O Projeto Reinventando foi o vencedor na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno”. A ação contribuiu para informar e engajar os empregados em uma série de iniciativas voltadas, por exemplo, para gestão de custos, reestruturação organizacional e participação dos empregados com sugestões para melhoria dos processos. Já o Relatório Anual 2008 ganhou na categoria Comunicação de Ações de Sustentabilidade” e se destacou por reunir informações de forma corporativa sobre todas as empresas Usiminas, valorizando a transparência e contribuindo para reforçar a solidez do grupo em sua dimensão financeira, mercadológica e social. EstratégiaO trabalho de reengenharia da marca Usiminas envolveu uma extensa consulta a empregados, clientes, profissionais do mercado financeiro e outros públicos da empresa. A revitalização de uma marca como a Usiminas é um grande desafio. Além da reformulação do design da marca, há um amplo trabalho para engajamento dos empregados e de uma comunicação transparente com todos os públicos de relacionamento da empresa para transmitir os valores que a nova marca representa”, explica a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso. Lançada em março deste ano, a nova identidade corporativa tem como objetivo sintetizar um jeito novo e único de ser: uma Usiminas mais moderna, ágil e proativa na captura de oportunidades. A nova marca é orientada por quatro valores. O valor da Consistência, que coloca a forma e a imagem do trabalho sempre a serviço do seu conteúdo; o valor da Técnica, que sintetiza a capacidade de imaginar, aprender e concretizar as melhores soluções que satisfaçam aos desejos e necessidades dos clientes; o valor do Capricho, que ressalta o esmero e o primor com os quais o aço da Usiminas é produzido, marcando o encontro entre esforço e dedicação com delicadeza e sensibilidade, e o valor da Abertura, que reflete a curiosidade da empresa pelo desconhecido e sua disponibilidade para escutar e construir novas realidades. O lançamento da marca também representou a plataforma de uma nova arquitetura de marcas para as empresas do grupo, unificadas no nome Usiminas. A revitalização da marca culminou no desenho de uma logomarca vinculada às etapas de fabricação do aço. Representado em cinco cores, o ícone em U” tem sua forma inspirada nas grandes panelas da aciaria, local da usina siderúrgica onde o aço em estado líquido é transportado. Sua tipologia limpa, aberta e maiúscula representa a solidez e a transparência da Usiminas. No dia do lançamento, a marca e seus valores foram apresentados de forma simultânea para todos os empregados da Usiminas ao todo, 25 mil colaboradores distribuídos em 12 empresas. No mesmo dia, clientes e fornecedores conheceram a nova marca em um evento realizado São Paulo. PremiaçãoO Prêmio Aberje 2009 reuniu 341 trabalhos de 151 empresas. Na categoria Comunicação de Marcas, as empresas finalistas foram Usiminas, Vale, Banco do Nordeste e Votorantim Industrial. Este já é o segundo reconhecimento feito à Usiminas pela revitalização da sua marca. A Interbrand, consultoria responsável pelo design desenvolvido, conquistou a menção de destaque no International Forum Design Hannover, realizado em agosto na Alemanha.
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