03 de julho, de 2009 | 00:00
Os homens estão perdendo o poder”
Para Beth Pimenta, dona da Água de Cheiro, pílula anticoncepcional foi a alforria” das mulheres
DA REDAÇÃO Advogada, dona da rede de produtos de perfumaria Água de Cheiro e presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas Gerais, a empresária Beth Pimenta esteve ontem no Vale do Aço, onde fez palestra na Associação Comercial de Coronel Fabriciano (Acicel), almoçou com empresários em Timóteo, visitou a Casa da Esperança, em Ipatinga, e participou da solenidade de posse dos novos presidentes da Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Conselho da Mulher Empreendedora de Ipatinga.Na tarde de ontem, Beth Pimenta, acompanhada pelo presidente da Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas), Wander Luis Silva, fez uma visita de cortesia ao DIÁRIO DO AÇO, onde concedeu uma entrevista exclusiva.DesafioOriunda de uma tradicional família de políticos e fazendeiros de São João Evangelista, no Vale do Rio Doce, com 10 anos de idade Beth Pimenta foi estudar num colégio interno em Conceição do Mato Dentro. Aos 20, mudou-se para Belo Horizonte, para cursar Faculdade de História. Em seguida, foi para a Europa, onde especializou-se em cultura hispânica na Universidade de Madri (Espanha).Beth Pimenta queria ser professora, mas acabou indo estudar Direito. Um dos seus primeiros empregos foi no Departamento de Expansão da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas). O convívio com vários empresários levou-a a abrir sua primeira loja, a Balangandã, que vendia bijuterias, bolsas e acessórios. Daí para abrir a Água de Cheiro foi um passo, e estava aberto o caminho para o sucesso.Logo no início da carreira de empresária, ela começou a ser procurada por pessoas que queriam franquear a marca Água de Cheiro. O desafio levou Beth Pimenta a criar a Fábrica Nacional de Perfumes (Fanap) e a desenvolver sua própria linha de perfumes, já que até então ela apenas impunha a sua marca em produtos fabricados no Rio de Janeiro.Ao mesmo tempo, começou a abrir espaços nas entidades comerciais de Belo Horizonte, tanto que tornou-se a primeira mulher a presidir a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital, e hoje é vice-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais.Alforria”Sobre o crescimento da presença das mulheres no mundo empresarial, um dos temas de sua palestra em Fabriciano, Beth Pimenta lembra que a chegada ao mercado da pílula anticoncepcional representou a alforria”, uma verdadeira libertação das mulheres, até então em sua maioria limitadas a ser donas de casa e mães de família.O Brasil tem, hoje, 15 milhões de empresárias, e 33% dos lares no país são comandados e sustentados por mulheres. E ainda 63% dos estudantes universitários são mulheres. Em Minas Gerais, temos 48 Associações Comerciais presididas por mulheres. Conquistamos e ampliamos os nossos espaços a cada dia, pois em termos de competência não somos diferentes dos homens”, garantiu.Para Beth Pimenta, o que faz as pessoas se tornarem livres é conhecimento, cultura e dinheiro no bolso”. E garante: Quem manda nos dias atuais não é mais quem pode, mas sim quem paga e tem uma sólida rede de amigos”. Para a empresária, a maioria dos homens tem dificuldades para conviver com mulheres de sucesso, empresárias que tenham mais poder ou que ganhem mais do que eles.O poder masculino sobre as famílias vem se reduzindo dia a dia, e essa perda, que começa em casa, se reflete em todas as instâncias de poder, sejam empresariais, políticas ou sociais. As empresas descobriram que não podem abrir mão das mulheres”, constata Beth Pimenta.Paixão De acordo com a empresária mineira Beth Pimenta, dona da Água de Cheiro, todas as pessoas têm que ter sonhos e projetos de vida, e têm que ser apaixonados por eles. E mais: têm que saber que quase todos os empreendimentos começam pequenos.Se eu tivesse desanimado ao primeiro revés, se tivesse me deixado abater por todos aqueles que não viam futuro quando abri a Água de Cheiro, não estaria aqui contando essa história”, lembra. Como presidente do Conselho de Administração da empresa, ela se dá ao luxo de abrir tempo na agenda para trilhar o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e lista entre seus sócios os irmãos Bretas, da rede de supermercados do mesmo nome.Para Beth Pimenta, para que as mulheres alcancem de fato seu lugar ao sol, elas precisam ocupar seus espaços na política partidária. Todas as grandes decisões nacionais, estaduais e municipais, em todas as instâncias, passam pelo poder político, e nós ainda temos esse nicho de mercado a explorar. Mas, como já o fizemos em vários outros setores, vamos chegar lá, com certeza”, concluiu.
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