07 de maio, de 2009 | 00:00
Empresa de respeito
Usiminas é a sexta empresa com melhor reputação do Brasil
Arquivo/DA
Vista aérea da Usiminas, considerada a 84ª empresa mais respeitada do mundo: forte e robusta, segundo a “Forbes”
IPATINGA - A Usiminas é a sexta empresa mais respeitada do Brasil e a 84ª do mundo. Essa posição de destaque da siderúrgica ipatinguense foi divulgada na terça-feira (5) pela revista Forbes, dos Estados Unidos, por meio de pesquisa realizada pelo Reputation Institute.A publicação norte-americana lista as 200 empresas de melhor reputação no mundo. Entre as brasileiras, a Petrobras encabeça a lista, seguida por Sadia, Votorantim, Vale, Gerdau e Usiminas. No ranking global, a primeira colocação é da italiana Ferrero, seguida pela sueca Ikea, pela norte-americana Johnson & Johnson e pelas brasileiras Petrobras e Sadia.Na pesquisa deste ano, a Usiminas obteve 74,1 pontos, sendo classificada como Forte/Robusta”. A empresa de Ipatinga ficou 9,9 pontos acima da média mundial, que foi de 64,2. Houve um avanço em relação a 2006, ano em que a pesquisa começou a ser publicada, quando a Usiminas obteve 67,35 pontos.RankingO ranking das Top 200” em reputação é feito a partir de uma pesquisa em 32 países, com as maiores 600 empresas do mundo, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) de cada país e as receitas dessas corporações. Os resultados dão uma dimensão de como essas empresas são percebidas em cada país, dando uma medida dos sentimentos de admiração, respeito e confiança que essas corporações inspiram.O Reputation Institute criou um modelo de avaliação (Modelo RepTrak) que mede o nível de estima, confiança, respeito e admiração, por meio de pesquisas realizadas com consumidores do país de origem das empresas. Foram realizadas 75 mil avaliações, de janeiro a março de 2009, em 32 países.A pesquisa do Reputation Institute avalia sete dimensões que integram o modelo da instituição, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, e explicam a reputação de uma empresa no âmbito internacional: liderança, cidadania, performance, produtos/serviços, inovação, ambiente de trabalho e governança.Reputation Institute tem escritórios em sete paísesO Reputation Institute é uma empresa com sede em Nova York (EUA), escritórios próprios em sete países África do Sul, Brasil, Chile, China, Dinamarca, Espanha e Holanda - e representações em todos os continentes.A empresa tem 12 anos de experiência e foi criada com o propósito de desenvolver e disseminar o conhecimento sobre reputação corporativa, identidade e marca e ajudar as organizações a implementar as melhores práticas de gestão nessas áreas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor:
[email protected]