IPTU 2025 72890

29 de abril, de 2009 | 00:00

Usiminas põe de pé a nova Unigal

Unidade de galvanização vai criar mais de 2 mil empregos diretos


A nova unidade vai dobrar a produção de aço galvanizado para a indústria brasileira
IPATINGA – Com uma solenidade cheia de simbolismo, a Usiminas comemorou, na última segunda-feira (27), o lançamento da primeira das 64 colunas dos galpões da nova linha de galvanização a quente da Unigal Usiminas. As obras, que têm conclusão prevista para 2011, elevarão a capacidade de produção da empresa de 480 mil para 1,030 milhão de toneladas de bobinas de aço galvanizado por ano.A nova unidade vai agregar mais valor ao aço produzido pela empresa. O aço galvanizado - com ou sem “banho” de zinco, à escolha do cliente - é utilizado principalmente na indústria automobilística, de eletrodomésticos e construção civil. No Brasil, as principais montadoras de automóveis já utilizam o aço Unigal Usiminas nas carrocerias e em outras peças dos veículos.As obras de cálculo, engenharia, fabricação e montagem das estruturas e, posteriormente, a colocação da nova linha em funcionamento (contrato de “turn-key”) estão a cargo das equipes da Usiminas Mecânica. Nessa fase inicial, 750 empregos diretos já foram criados, mas a previsão é que, no pico das obras, o efetivo de novos trabalhadores seja superior a 2.000, o que deverá ocorrer no ano que vem.

A nova unidade vai dobrar a produção de aço galvanizado para a indústria brasileira
“É muito prazeroso, do ponto de vista profissional, ter obras desse porte em Ipatinga. A Usiminas acredita no futuro e está investindo em vários projetos na Usina Intendente Câmara. Para se ter ideia, só em 2009 temos uma carteira de projetos da ordem de R$ 1,4 bilhão. São obras, portanto, de vulto nacional”, destacou o superintendente de Implantação da usina de Ipatinga, Ronalde Xavier Moreira.PrazoO gerente de projetos da Superintendência de Montagem da Usiminas Mecânica, Ricardo D’Ávila, aproveitou a solenidade para falar sobre a importância do projeto para a empresa. “A obra está começando dentro do prazo definido e temos aqui as melhores equipes da Usiminas Mecânica. Trata-se de uma obra de 180 dias, o que representa um grande desafio, pois se trata de um prazo recorde para esse tipo de empreendimento. Mas vamos entregar a nova linha em funcionamento dentro do prazo contratado”, garantiu.O gerente-geral da Unigal Usiminas, José Neves Fernandes, também destacou a iniciativa da Usiminas. “Com essa nova linha estamos mais que dobrando nossa capacidade produção, pois acreditamos no crescimento da demanda no Brasil”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário