20 de março, de 2009 | 00:00

Troca de farpas agita as eleições na AAPI

Fotos: Bruno Jackson


Lauro (E) e Clementino buscam o quinto mandato
IPATINGA – A exatos nove dias da eleição da nova diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), marcada para o dia 4 de abril, visando o triênio 2009/2012, as quatro chapas que disputam o pleito seguem em ritmo intenso de campanha. O pleito vai acontecer das 8h às 17h. Haverá urnas (com votação por cédulas) espalhadas por 13 bairros de Ipatinga: Areal, Bom Retiro, Imbaúbas. Bela Vista, Cariru, Vila Ipanema, Veneza, Canaã, Bethânia, Ideal, Bom Jardim, Cidade Nobre e Iguaçu). Também serão disponibilizadas urnas em Coronel Fabriciano, nos bairros Amaro Lanari, Caladinho, Centro e no distrito de Melo Viana. Segundo informações da atual diretoria, a AAPI possui cerca de 7,2 mil filiados, sendo que 6 mil estariam aptos a votar. A apuração dos votos vai acontecer no Clube dos Pioneiros, na rua Borba Gato, 215, bairro Bom Retiro. O resultado sairá do mesmo dia. O coordenador jurídico do pleito será Adélio Arlindo Duarte, presidente da 72ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).O atual presidente da AAPI é o ex-vereador Lauro César Botelho, que está encerrando seu quarto mandato consecutivo à frente da entidade. Desta vez, Botelho é candidato a vice na chapa 1, intitulada “Pioneiros”, que é encabeçada por José Clementino de Carvalho. Segundo o candidato a presidente, a atual diretoria da AAPI aprovou por unanimidade a indicação do seu nome como candidato da situação.

Pedrão, da Chapa 2, defende taxas mais módicas
MetasNa visão de Rosalino Norberto de Oliveira, que encabeça a chapa 4, “Renovação com Experiência”, a atual diretoria da AAPI está “abandonando” os aposentados. “A Associação está sendo usada de forma errada, há muitos interesses pessoais envolvidos. Nossa chapa tem as melhores propostas para resgatar valores e defender os aposentados”, alega Rosalino.Para Pedro Correa de Souza, o Pedrão, que encabeça a chapa 2, “Avança Aposentados”, cujo vice é Tarcísio Martins, suas propostas estão centradas em ampliar o acesso à saúde dos aposentados. “Não podemos onerar o filiado com taxas altíssimas. É preciso haver mais valorização, inclusive na saúde, com hidroginástica e medicamentos mais baratos, por exemplo”, ressalta Pedrão.AmpliaçãoO conjunto de propostas de José Clementino de Carvalho, candidato da situação, defende a ampliação de serviços implantados na administração de Lauro Botelho. Segundo ele, a Associação avançou nos últimos anos e a intenção é investir mais na parte social e de lazer, assistência médica e defesa dos interesses dos aposentados.“De 2000 para cá nós construímos dois campos de futebol soçaite, introduzimos cursos profissionalizantes, temos hoje uma colônia de férias na praia de Guriri, em São Mateus (ES), com dois prédios e 35 apartamentos, adquirimos outra ambulância (agora são duas), ampliamos o laboratório de 60 exames para 180, com custo subsidiado, entre outras melhorias”, enumera José Clementino.

Rosalino (D) e Dantas: críticas à atual diretoria
AplicaçãoA chapa 3, “Renovação”, encabeçada pelo advogado Ailton Saraiva Lessa e seu vice, José de Carvalho Filho, tem frisado insistentemente que o dinheiro arrecado pela AAPI não tem sido bem aplicado. “Os recursos da Associação precisam de mais critério em sua aplicação, não pode ser da forma como ocorre hoje”, defende Ailton Lessa.  “Em resumo, a chapa 3 tem as melhores propostas para a AAPI. Nossa meta é valorizar a assistência aos associados e dependentes, proporcionando maior acesso à assistência jurídica e social, além de promovermos a valorização do ser humano”, conclui o advogado.Oposição critica viés ‘político-partidário’Com exceção da chapa 2, “Avança Aposentados”, as outras duas chapas acusam Lauro Botelho de ter usado a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) como trampolim para a política. “O candidato da situação usou a Associação para fins pessoais. Ele conseguiu o que queria, eleger-se vereador, e se esqueceu de atuar em defesa dos aposentados”, alfineta Ailton Saraiva Lessa, candidato a presidente pela chapa 3.Lauro Botelho se defende afirmando que não foi candidato a vereador por vontade própria. “Após seis anos na diretoria da AAPI é que me candidatei pela primeira vez. Eu não queria, mas foram os outros diretores que sugeriram e aprovaram a minha candidatura”, comenta Botelho, lembrando que outros presidentes da AAPI já foram candidatos a vereador, a exemplo de Sebastião Milton Rosa.

Lessa (E) e Carvalho pregam a bandeira da renovação
CoincidênciaO candidato a presidente pela chapa 4, Rosalino Norberto de Oliveira, também acusa Lauro Botelho de usar a AAPI para se promover no meio político. Porém, o próprio Rosalino – que foi vice-presidente em um dos mandatos de Lauro Botelho, de 1997 a 2000 – já foi candidato a vereador em Ipatinga três vezes, sem êxito.Além disso, o vice de Rosalino, Paulo Dantas, ficou como segundo suplente para vereador na eleição de outubro de 2008, pelo Partido Verde (PV). Ailton Lessa, que é advogado e encabeça a chapa 3, nunca disputou cargo político, assim como seu vice, José de Carvalho Filho. Já Pedrão, candidato a presidente pela chapa 2, já foi vice na campanha de João Lamego Neto para prefeito de Ipatinga em 1992.Principais propostas dos candidatos:Chapa 1 – “Pioneiros”Presidente: José Clementino de CarvalhoVice: Lauro BotelhoConstruir o segundo piso da sede da AAPI; implantar filial da Associação em Coronel Fabriciano e abrir outras duas em Ipatinga; construir piscina para hidroginástica e outra no Recanto dos Pioneiros, na praia de Guriri-ES (onde a AAPI possui colônia de férias); e lutar pela aprovação de projetos do senador Paulo Paim (PT-RS), que em síntese visam recuperar perdas salariais e direitos dos aposentados.Chapa 2 – “Avança, aposentado”Presidente: Pedro Correa de Souza - PedrãoVice: Tarcísio MartinsCobrar apenas 10% de taxa referente a gastos do departamento jurídico da AAPI, em processos que reivindicam recuperação de perdas salariais de algum filiado (atualmente, a taxa seria de 14%); construir piscinas de hidroginástica; ampliar o acesso dos filiados à Farmácia Popular, oferecendo medicamentos para tratar hipertensão e diabetes a partir de R$ 0,50. Chapa 3 – “Renovação”Presidente: Ailton Saraiva LessaVice: José de Carvalho FilhoDefesa do salário e melhor assistência à saúde; implantar novas opções para o turismo, esporte e lazer; proporcionar maior acesso à assistência jurídica e social e promover a valorização do ser humano.Chapa 4 – “Renovação com experiência”Presidente: Rosalino Norberto de OliveiraVice: Paulo José Dantas FrancaNegociar com a Caixinha da Usiminas a reposição das perdas salariais; reduzir a médio prazo a mensalidade da AAPI; rever valores cobrados para tratamentos odontológicos; adquirir um desfibrilador; firmar convênios com clínicas de fisioterapia; negociar com a Fundação São Francisco Xavier um valor menor para consultas; retomar a construção do Parque Aquático do Clube dos Pioneiros e investir em diversos eventos de esporte e lazer.Tudo sobre a eleição na AAPIData: 4 de abril de 2009Horário: 8h às 17hLocais de votação: Ao todo, haverá urnas em 13 bairros de Ipatinga, incluindo o Clube dos Pioneiros (Bom Retiro) e sede da AAPI (Areal); e em três bairros de Coronel Fabriciano (Amaro Lanari, Caladinho, Centro), mais o distrito de Melo Viana. Apuração: resultado deve sair horas após o encerramento do pleito.Cédulas: aproximadamente 7 milAssociados aptos a votar: 6 mil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário