24 de dezembro, de 2008 | 00:00

Aluno é prata pela segunda vez

Ipatinguenses premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2008

Fotos: Arquivo Pessoal


Vinícius Vaz de Sales Bicalho ganhará a medalha de prata pela segunda vez
IPATINGA - Os ipatinguenses Vinícius Vaz de Sales Bicalho e Caio Henrique Silva Ferreira, ambos alunos da Escola Educação Criativa, e Taína Martins Magalhães, aluna do Colégio São Francisco Xavier, estão entre os mineiros que irão receber as seis medalhas de ouro, oito de prata, 13 de bronze e 20 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2008. Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a iniciativa vai premiar 47 alunos de Minas Gerais, em solenidade que ocorrerá a partir de março de 2009, em data a ser definida pela coordenação da OBF de cada Estado. Em todo o país são 831 alunos, estudantes do último ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, que receberão as medalhas. Os melhores alunos classificados poderão fazer parte de um grupo do qual serão selecionadas as equipes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Física (IPhO-International Physics Olympiad) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). Vinícius Vaz de Sales Bicalho, 18 anos de idade, concluiu a 3ª série do ensino médio neste mês. Pela segunda vez consecutiva o estudante será premiado com uma medalha de prata. Mesmo às voltas com o último dia de provas da segunda etapa do vestibular para Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vinícius atendeu ontem, por telefone, à reportagem do DIÁRIO DO AÇO, e falou sobre a premiação. Segundo Vinícius, ele foi direcionado pela escola para participar da Olimpíada. “Desde a 1ª série do ensino médio eu participo. No ano passado e neste ano fui contemplado com a medalha. Já estudava Física por causa do vestibular, e a medalha veio a somar. É satisfatório ganhar prêmios como este, pois é uma forma de valorizar o estudante pelo esforço e dedicação. Apesar de não divulgarem a nota, ganhar a medalha de prata já é saber que minha pontuação foi excelente”, conta Vinícius.Já o estudante Caio Henrique Silva Ferreira, 15 anos, que terminou a 1ª série do ensino médio, participou pela primeira vez da Olimpíada. De acordo com Caio, a primeira etapa aconteceu na própria escola, os melhores colocados fizeram outra prova no Colégio São Francisco Xavier e a terceira etapa aconteceu em Juiz de Fora (MG), no dia 1° de novembro.“Dia 18 de dezembro, recebi a notícia de que serei premiado com a medalha de bronze. Fiquei empolgado, pois é gratificante ser recompensado por ter participado de processos tão difíceis. Penso em prestar vestibular para Engenharia, e estudar Física para a Olimpíada contribui para meu sucesso”, afirma Caio.  

Caio Henrique Silva Ferreira participou pela primeira vez da Olimpíada e irá receber medalha de bronze
DadosA OBF 2008 chegou ao final com um crescimento de 379,62% no número total de alunos participantes: foram 620 mil, contra 129.267 em 2007. Em relação ao ano passado, o número de escolas também aumentou: de 3.237 para 4.529. Isso se refletiu no número de alunos premiados, que subiu de 614 para 831, o que representa um aumento de 35,34%. A OBF é realizada em três fases. O objetivo do evento, que tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é despertar e estimular nos estudantes o interesse pela Física e por outras ciências, melhorar seu ensino e incentivar os jovens a seguirem carreiras científico-tecnológicas.Fernando de Souza Costa leciona Física há 22 anos. Professor dos alunos Vinícius e Caio, o docente afirma que contribuiu para que os estudantes obtivessem resultados positivos na Olimpíada, mas, também, para que esse conhecimento se estenda até a formação profissional. “Esta é uma oportunidade para se comparar como está o nível dos estudantes de Ipatinga, já que são provas elaboradas para alunos de todo o país. Trazer estas premiações para a nossa região é importantíssimo”, assegura o docente.  Menção honrosaTaína Martins Magalhães, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio São Francisco Xavier, irá receber menção honrosa. A reportagem do DIÁRIO DO AÇO tentou falar com a garota, mas de acordo com o pai da estudante, Paulo César, a filha está em Belo Horizonte. “Acredito que nem ela sabe que irá receber a menção honrosa. Ela está envolvida com as provas de vestibular. Mas esta não é a primeira vez que ela será premiada”, alega Paulo César. Mariza Lemos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário