19 de novembro, de 2008 | 00:00

Sicoob inicia operação em janeiro

Fusão da Coopeco com Açocredi vai alavancar a economia regional

ACS/Sicoob Vale do Aço


A diretoria executiva da Sicoob Vale do Aço: Manoel, José Carlos, Nívio, Flávio, Luiz Gonzaga, Adelmo e Renato
IPATINGA - A mais nova cooperativa de crédito da região, formada pela junção da Coopeco (Cooperativa de Crédito dos Empregados da Usiminas)  com a Açocredi (Cooperativa de Crédito dos Comerciantes de Timóteo), foi oficializada na segunda-feira, 17. A realização de uma assembléia em que foram aprovados o novo estatuto social e a forma de atuação da Sicoob Vale do Aço consolidou essa associação. A fase de operação no mercado local só começará a partir de 1º de janeiro de 2009. Até lá, as instituições passarão por todos os ajustes e modificações operacionais necessários para o funcionamento regular.Há 42 anos no mercado, a Coopeco reunia 9,5 mil cooperados. A esse número vêm se somar os 2.000 cooperados que a Açocredi reunia, após 11 anos de atuação junto à classe empresarial de Timóteo. O surgimento da nova entidade de crédito, a Sicoob Vale do Aço, privilegia sobremaneira o setor comercial da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), particularmente os de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Marliéria, onde a Coopeco e Açocredi já atuavam.Novos associadosNuma primeira etapa, aos atuais 12 mil associados, todos com os mesmos direitos e deveres que detinham em suas cooperativas originais, a direção da Sicoob Vale do Aço pretende agregar cerca de 6.000 novos integrantes, ganhando escala e adquirindo robustez financeira, a fim de otimizar recursos e reduzir custos operacionais. Em contrapartida, isso significará maior receita, menor taxa de intermediação, maior competitividade no mercado, maior oferta de serviços e ampliação do seu campo de atuação para várias cidades vizinhas. Em curto, médio e longo prazo, a meta é instalar  unidades em Santana do Paraíso, Ipaba, Belo Oriente, Mesquita, Antônio Dias, Bom Jesus do Galho, Caratinga e Jaguaraçu.A escolha do nome Sicoob deve-se ao fato de ser uma marca já relativamente conhecida no mercado, uma vez que o Sistema de Cooperativas de Crédito tem mais de 1.500 postos de atendimento bancário em quase todos os estados do país, integrando o sistema do Bancoob – Banco das Cooperativas de Crédito.
Nivaldo Resende


Flávio Leal e Luiz Gonzaga, respectivamente diretor administrativo e diretor-presidente da Sicoob Vale do Aço
Economia de escala“Nós nos unimos para crescer e ganhamos economia de escala. Todos os benefícios serão voltados para os nossos associados, os que já temos e os que virão se juntar a nós, particularmente os do setor comercial”, explicou na manhã de ontem o diretor-presidente da Sicoob Vale do Aço, Luiz Gonzaga Viana Lage, durante um café da manhã com a imprensa realizado na loja do Horto, em Ipatinga.“As duas entidades se complementam, e o resultado é ainda mais força e maior rentabilidade para os nossos cooperados, que terão ainda mais facilidade na concessão de crédito e com taxas muito menores”, afirma Flávio Gonçalves Leal, diretor administrativo da nova cooperativa de crédito.Os dois informaram à imprensa que as conversas para a fusão das entidades tiveram início há cerca de dois anos. Luiz Gonzaga, inclusive, chegou a brincar com a informação que, apenas um dia depois de a Coopeco e Açocredi anunciarem a sua fusão, os conglomerados Itaú e Unibanco fizeram o mesmo, comunicando a criação de um gigante no mercado financeiro.“Acho que eles ficaram com inveja da gente. Brincadeiras à parte, não foi uma questão ligada à crise financeira internacional, mas uma decisão de mercado, inteligente, oportuna e necessária. As duas entidades sempre tiveram uma ótima saúde financeira e, ao se juntarem, ganham escala de mercado, pensando no futuro”, concluiu o diretor-presidente Luiz Gonzaga Viana Lage.Diretoria da Sicoob Vale do Aço:Luiz Gonzaga Viana Lage – Diretor-PresidenteFlávio Gonçalves Leal – Diretor AdministrativoAdelmo Figueiredo de Menezes – Diretor FinanceiroManoel Medeiros Pereira – Diretor ComercialRenato Carlos Poggiali de Souza – Diretor de DesenvolvimentoJosé Carlos Rigueira Penna – Diretor de TecnologiaNívio Procópio Lage – Diretor SocialNivaldo Resende
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário