17 de setembro, de 2008 | 00:00

Instituto Cunha Brandão valoriza comida saudável

Kênia Assis de Oliveira
Os alunos têm opções mais saudáveis de merenda escolarOs alunos têm opções mais saudáveis de merenda escolar

No Instituto Educacional Cunha Brandão, “comer de tudo sem fazer careta” é uma rotina para os alunos da Educação Infantil. Com o projeto “Alimentação Saudável”, os pequenos aprendem diariamente a variar o cardápio e substituir refrigerantes e frituras por frutas e sanduíches naturais. Sem muito esforço mas com força de vontade e conhecimento é possível ter uma comida saudavel e barata.

Na hora do lanche, um cardápio diversificado foi inserido na dieta dos estudantes que aprendem, brincando, o valor nutricional dos alimentos. Uma vez por semana, recebem a visita das nutricionistas Camila Reis Araújo e Vânia Jaqueline Gomes Lana, responsáveis pelo trabalho de conscientização por meio de palestras e orientação nutricional. Elas também desenvolvem o cardápio, inserindo na dieta alimentos com baixo teor calórico e ricos em nutrientes.

De acordo com a diretora do Cunha Brandão, Ana Rita Cunha, o direito à alimentação está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Porém, mais do que isso, nossas crianças têm direito a uma alimentação saudável. Por esse motivo, decidimos desenvolver o projeto”, explica.Segundo as nutricionistas, estudos revelam uma redução da prevalência da desnutrição e um predomínio do excesso de peso em crianças e adolescentes de todo o mundo.

“Seguir uma alimentação balanceada e adequada não significa renunciar aos alimentos mais gostosos. Basta prepará-los de forma diferente e incorporar alguns hábitos novos”, salientam. Outra dica das especialistas em alimentação saudável é ensinar a criança a fazer suas escolhas, sabendo o que e quanto comer, além de instruí-la sobre a importância de cada alimento para seu desenvolvimento e crescimento sadio.

“É na fase pré-escolar que a criança é apresentada a diferentes sabores e essa memória do sabor, associada ao que aprender no meio social em que vive, fará toda a diferença na formação de seus hábitos alimentares”, orientam.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário