12 de setembro, de 2008 | 00:00

Exporta Vale valoriza alunos

Evento ganha nova formatação em sua sétima edição consecutiva

Marcele Pena


O coordenador do curso de Administração/ Comércio Exterior da Unipac Vale do Aço, Paulo Roberto Silva, e o palestrante Jefferson Miranda
IPATINGA - Em sua sétima edição consecutiva, o Exporta Vale, realizado nos dias 9 e 10 de setembro no Teatro Zélia Olguin, no Cariru, apresentou nova formatação. Segundo o coordenador do curso de Administração/Comércio Exterior da Unipac, Paulo Roberto Silva, a novidade foi a inserção da apresentação de trabalhos de alunos. “Os alunos apresentaram um estudo das influências do ambiente de marketing no processo de internacionalização de biquines para a Austrália. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da professora Marlene Schettino”, explica Paulo.O evento contou ainda com as palestras “Negócios globais: contexto, desafios e tendências”, ministrada pelo doutor em Administração pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), José Edson Lara; “Processo de internacionalização da Aapivale (Associação Regional de Apicultores e Exportadores do Vale do Aço)”, apresentada pelo gerente administrativo da associação, Antônio Francisco Braga, e “Cultura Exportadora”, ministrada pelo analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Jefferson Miranda da Costa.Segundo Jefferson, nos últimos sete anos o Brasil duplicou o seu volume de exportação. “Comparado ao montante mundial, ainda é um volume muito pequeno, pouco mais de 1% do total”, revelou o analista. Cerca de 20 mil empresas brasileiras são responsáveis pelas exportações, e destas, apenas 100 são de grande porte. “Sozinhas, elas são responsáveis por 60% das exportações e as outras mais de 19 mil pelo restante”, afirmou.O analista informou ainda que um dos trabalhos desenvolvidos por ele no Ministério é justamente divulgar a cultura exportadora e mostrar onde as empresas podem encontrar informações confiáveis para abocanhar o mercado internacional. “Uma das fontes mais seguras é o Portal do Exportador do Governo Federal, disponível pelo endereço eletrônico www.portaldoexportador.gov.br”, apontou Jefferson.A 7ª edição do Exporta Vale contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre estudantes e empresários.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário