01 de agosto, de 2008 | 00:00

PF de Valadares deve emitir novo passaporte a partir de setembro

Leonardo Morais/Jornal Hoje em Dia


O delegado da Polícia Federal de Valadares, Rui Antônio da Silva, informou que na delegacia são emitidos cerca de 2 mil passaportes por mês
DA REDAÇÃO – Quem for tirar o passaporte na Polícia Federal de Governador Valadares, a partir do mês que vem, provavelmente terá em mãos o novo modelo, considerado mais seguro contra fraudes. O delegado da PF Rui Antônio da Silva informou que a previsão é que em setembro Valadares seja a primeira cidade do interior do Estado a emitir o documento atualizado. De acordo com Rui, o motivo da prioridade deve-se à grande demanda da delegacia, que emite uma média de 100 passaportes por dia, ou seja, aproximadamente 2 mil por mês. “É possível que em setembro seja implantado o sistema de emissão do novo passaporte, porque a demanda aqui é bastante acentuada”, disse. O Vale do Aço está sob a circunscrição de Belo Horizonte, mas a população local costuma recorrer à PF de Valadares, em razão da distância. “Para a emissão de passaporte ou outra necessidade junto à PF a pessoa pode procurar a delegacia mais próxima de sua cidade, por isso temos uma demanda muito grande do Vale do Aço”, comentou Rui. O delegado explicou que o novo modelo, lançado no ano passado, já pode ser adquirido em capitais como Belo Horizonte. Ele explica que o documento passou por alterações que o tornam mais seguro. “O novo passaporte possui elementos de segurança que o antigo não tinha e que dificultam a falsificação. Isso vai implicar uma maior credibilidade por parte das autoridades de imigração de outros países”, detalhou. O preço do passaporte que está sendo emitido atualmente é R$ 89,71. O novo modelo custará R$ 156,07. Como o prazo de validade é de cinco anos, as pessoas não têm obrigação de trocar o modelo antigo antes do vencimento.  Para obter o passaporte no modelo antigo, que ainda está sendo expedido na delegacia de Valadares, a pessoa deve preencher um requerimento, apresentar documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, comprovação de votação na última eleição), duas fotos 5x7 e o comprovante de pagamento da taxa. Neste mês, o documento ainda será emitido pela própria delegacia. De acordo com o delegado, quando o novo modelo for implantado o passaporte passará a ser confeccionado pela Casa da Moeda. “Com o novo modelo a foto será tirada na delegacia e os dados serão encaminhados para a Casa da Moeda via internet. Lá, o passaporte será elaborado e encaminhado à delegacia, que distribuirá o documento. O prazo de entrega será de sete dias”, esclareceu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Geremias Silva

11 de novembro, 2020 | 18:39

“Boa noite vocês estão fazendo passaporte português”

Envie seu Comentário